Novo bispo auxiliar fala em território «pleno de vida e marcado pela fé»
Lamego, 26 mai 2023 (Ecclesia) – D. Joaquim Dionísio, novo bispo auxiliar do Porto, dirigiu hoje a sua primeira mensagem a esta diocese, saudando um território “pleno de vida e marcado pela fé”.
“O meu olhar volta-se agora para a grande Diocese do Porto, para onde o Senhor me envia. Na pessoa do seu bispo, D. Manuel Linda, a quem agradeço a confiança e o acolhimento, saúdo todos os que vivem nesse vasto território, pleno de vida e marcado pela fé, manifestando-lhe total disponibilidade e lealdade para com ele colaborar no serviço ao Povo de Deus”, escreve, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
D. Joaquim Dionísio, de 54 anos, foi nomeado hoje pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Diocese do Porto.
O responsável foi pároco, capelão de comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, reitor do Seminário Maior de Lamego, diretor do Semanário Diocesano ‘Voz de Lamego’, diretor da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social e diretor da sua Escola Profissional, diretor do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral e membro de vários Conselhos Diocesanos, sendo atualmente reitor do Santuário da Lapa e pároco; possui o mestrado em Teologia Dogmática pelo ‘Institut Catholique’ de Paris.
“Com a apreensão própria de quem se reconhece limitado, renovo a minha disponibilidade para servir o Senhor onde a Igreja me enviar, confiando na graça e misericórdia de Deus e na caridade fraterna dos irmãos”, escreve D. Joaquim Dionísio.
O novo bispo deixa uma palavra de gratidão à “bela Diocese de Lamego”, onde nasceu.
D. António Couto, bispo de Lamego, publicou uma nota de “saudação e gratidão”, após a publicação desta nomeação, saudando o novo responsável “com fraterna alegria cristã”.
O texto, enviado à Agência ECCLESIA, faz uma “grata memória de todos os serviços pastorais que o padre Joaquim Dionísio com dedicação, prontidão e esmero realizou nesta diocese”.
“Nesta hora de graça, em que temos pela frente a figura de Maria e a JMJ, só podemos pedir que se levante um novo impulso evangelizador no coração da Igreja”, acrescenta D. António Couto.
A ordenação episcopal de D. Joaquim Dionísio vai ser celebrada no dia 16 de julho, na Catedral de Lamego, às 16h00.
OC