Bispo emérito de Coimbra faleceu aos 77 anos
Manteigas, Guarda, 19 jun 2012 (Ecclesia) – D. Albino Cleto, bispo emérito de Coimbra, foi sepultado esta segunda-feira no cemitério da sua terra natal, Manteigas, na Diocese da Guarda, após uma missa presidida por D. Manuel Felício, prelado local.
Na sua homilia, este responsável recordou o falecido bispo como um otimista com realismo, que “identificava os problemas, os acompanhava e procurava as soluções para eles”.
D. Manuel Felício recordou o percurso de D. Albino Cleto, que morreu esta sexta-feira aos 77 anos, desde que saiu de Manteigas, no “coração” da Serra da Estrela, para o seminário de Santarém.
Albino Mamede Cleto, bispo de Coimbra entre março de 2001 e julho de 2011, nasceu na freguesia de São Pedro em Manteigas, na Diocese da Guarda, a 3 de março de 1935.
Padre no Patriarcado de Lisboa, foi nomeado bispo auxiliar da diocese a 6 de dezembro de 1982, por João Paulo II, e ordenado a 22 de janeiro de 1983, no Mosteiro dos Jerónimos.
O mesmo Papa polaco nomeou-o bispo coadjutor de Coimbra no dia 29 de outubro de 1997, tendo tomado posse no dia 11 de janeiro de 1998 e sucedido a D. João Alves três anos depois.
RR/OC