«Voltar ao Curso de Missiologia é sempre um voltar à raiz, o encontrar outros, o viver em comunhão a missão, o recordar aquilo que é a Igreja a fazer-se» – Irmã Joana Ribeiro

Fátima, 28 ago 2024 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) em Portugal, com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), estão a dinamizar o Curso de Missiologia 2024, em Fátima, uma formação aberta a “todos” e que tem como alunos consagrados e leigos, alguns a repetir.
“Está a ser um momento muito forte. Eu fui enviada em missão, preparo-me para, em novembro, abraçar um projeto diferente, num outro país. E voltar ao Curso de Missiologia é sempre um voltar à raiz, o encontrar outros, o viver em comunhão a missão, o recordar aquilo que é a Igreja a fazer-se que nos envia para sítios diferentes do mundo”, disse hoje a irmã Joana Ribeiro, em declarações à Agência ECCLESIA.
Segundo a religiosa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, que já esteve em missão em Timor-Leste, e, em novembro, vai para Yucatán, no México, a formação “é fundamental” para saber o que é ser missionário, para que se “abra para abraçar uma cultura diferente”.
Para a irmã Joana Ribeiro é importante “também a experiência de todos” que participam no Curso de Missiologia, dos “que vêm de missão e que vão em missão, que têm uma experiência pessoal de evangelização”, para além dos formadores.
“Assim como quando preparo-me para ir para um país novo vou conhecer a sua história, quero conhecer a sua língua, quero conhecer as histórias das suas gentes para chegar lá e conseguir viver numa proximidade e poder traduzir o Evangelho de uma forma que seja percetível e que eu também possa crescer com ele”, acrescentou.
Já Nelson Rodrigues é leigo, não está inserido num movimento, mas faz alguns trabalhos com os Missionários da Consolata e participa no curso “a título pessoal”, por cauda da missão, do lugar onde se está “e a necessidade de fazer o bem, bem feito”.
Hoje, as coisas são bastante evanescentes, turbulentas. É necessário estarmos ancorados e termos uma direção e é importante ouvirmos e irmo-nos formando continuamente”.
“E, portanto, aprender e partilhar também aquilo que é a nossa experiência de vida com os outros, os outros connosco, e que levamos para os ambientes onde nós estamos”, desenvolveu Nelson Rodrigues.
O Curso de Missiologia 2024 tem como tema ‘ide e convidai a todos para o banquete’, do Evangelho de São Mateus, e está a decorrer nos Missionários da Consolata, em Fátima; começou na segunda-feira, dia 26, e vai terminar às 13h00 de sábado, dia 31 de agosto.

“Tem este olhar particular para a missão, e o tema escolhido pelo Santo Padre foi ‘Ide e convidai todos para o banquete’, porque o Papa Francisco insiste muito em todos, todos, todos. Realmente, todos são convidados a participar deste banquete, desta comunhão com Jesus e com toda a humanidade que quer aderir a esta alegria do Evangelho”, disse o coordenador da formação à Agência ECCLESIA.
O padre Simão Pedro salienta que o “Curso de Missiologia visa formar pessoas para a missão” e no seu programa passam “todas as dimensões da pastoral, da Igreja, a história, a Bíblia, os sacramentos”: “Todas as dimensões que vai fornecer àquele que quer ser agente da pastoral, que quer ser missionário, os instrumentos necessários para poder levar a Boa Nova a toda a gente”.
O missionário da Consolata sustenta que todas as pessoas que trabalham na pastoral da Igreja, de modo geral, precisam “desta formação que capacita para este trabalho de evangelização”.
“É realmente um convite a todos os batizados, porque, no meu parecer, hoje em dia, nós Igreja Católica, não damos oportunidades suficientes para formação. E esta é uma formação própria para vários níveis, para quem quer descobrir mais um bocadinho sobre a fé, quem quer descobrir um bocadinho mais sobre si mesmo, encontrar-se, ter este encontro verdadeiro com Jesus Cristo”, desenvolveu o coordenador do Curso de Missiologia.
HM/CB/OC