«Será mesmo importante depois da JMJ poder dar um olhar especial aos jovens e ao seu futuro» – Padre Simão Pedro
Lisboa, 14 jun 2023 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) vão realizar o Curso de Missiologia 2023, de 21 a 26 de agosto, com “um olhar mais atento à realidade dos jovens, os seus sonhos, o seu futuro”, após a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
“Será oportunidade para avaliar, reler as Jornadas e ver o futuro dos jovens. Este curso de missiologia vai ter um olhar mais atento à realidade dos jovens, os seus sonhos, o seu futuro”, disse o coordenador deste curso, em entrevista à Agência ECCLESIA.
A primeira edição internacional de uma JMJ em Portugal vai realizar-se de 1 a 6 de agosto, e, segundo o padre Simão Pedro, a Jornada Mundial da Juventude “é uma oportunidade única para envolver todos os jovens”, os jovens que “andam muito” à procura de respostas, “têm muitas perguntas”.
Neste contexto, no programa do Curso de Missiologia 2023, destaca-se a conferência ‘Jovens e Missão (JMJ e depois?)’, pelo professor universitário Alexandre Freire Duarte, autor do livro ‘Cartas de um Teólogo a um Jovem de Hoje’, no dia 24 de agosto, e o padre Simão Pedro afirma que essa reflexão “é mesmo o ponto fundamental”.
“A Jornada Mundial da Juventude vai chegar ao coração dos jovens, não tenho dúvidas sobre isso. O que tenho dúvidas, e é a pergunta de todos: O que é que vai mudar no coração dos jovens dai para a frente. A nossa preocupação é o futuro dos jovens, o futuro do mundo”, desenvolveu o coordenador desta formação.
‘Corações ardentes, pés ao caminho’ (Lucas 24, 13-15), é o tema do Curso de Missiologia 2023, organizado pelos Institutos Missionários Ad Gentes, em parceria com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) de Portugal, de 21 a 26 de agosto (09h00-13h00), nos Missionários da Consolata, em Fátima.
“Vamos fazer uma leitura dos tempos que estamos a viver. Toda a gente concorda que são tempos de incerteza, há guerra, há muitas incertezas, especialmente para a nossa juventude, a todos os níveis, e será mesmo importante depois da Jornada Mundial da Juventude poder dar um olhar especial aos jovens e ao seu futuro”, desenvolveu o padre Simão Pedro, em entrevista ao Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.
O coordenador do Curso de Missiologia explica que esta formação se destina a todas as pessoas – “bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, cristãos, qualquer cristão batizado e até não batizados” –, “é para todos aqueles interessados em ter mais informação, mais desenvolvimento a nível da Igreja, da história, da leitura da realidade”.
O tema do curso, este ano, é o mesmo da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2023 (22 de outubro), inspirado na passagem dos discípulos de Emaús.
Segundo o padre Simão Pedro, o Curso de Missiologia, iniciado há 33 anos, em 1990, tem a “tonalidade de um olhar para o passado, o presente e a projeção do futuro”, este ano com a “novidade” de ter “alguns novos oradores”.
De 21 a 26 de agosto, entre segunda-feira e sábado, cada dia do curso “tem uma temática importante” e do programa constam “grandes oradores, grandes professores”: D. António Couto (bispo de Lamego), sobre ‘a missão em São Paulo’; ‘A Missão na História (Evangelização nos séculos XVI-XVII)’, por Pedro Lage Correia; ‘Interculturalidade e Missão’, pela investigadora espanhola Diana de Vallescar Palanca; ‘Liturgia e Missão (o caminho de iniciação cristã)’ com D. José Cordeiro (arcebispo de Braga); e D. Antonino Dias (bispo de Portalegre-Castelo Branco) “vai organizar os testemunhos missionários”, no último dia, antes da Eucaristia.
HM/CB/OC