Organismo preparou Assembleia Plenária de novembro
Fátima, 10 out 2017 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) prestou hoje uma “sentida homenagem” a D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal que faleceu a 24 de setembro.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo evoca o “fecundo testemunho de vida” de D. Manuel Martins, a sua “profunda humanidade e atenção permanente às pessoas, pela intransigente defesa dos direitos humanos e dos valores evangélicos”.
Os bispos católicos homenageiam ainda a “extrema dedicação às gentes de Setúbal durante os seus 23 anos como Pastor da Diocese e pelos serviços que prestou a toda a Igreja em Portugal”.
D. Manuel Martins foi o primeiro bispo nomeado para a então recém-criada Diocese de Setúbal, onde iniciou o seu ministério episcopal no dia 26 de outubro de 1975.
A 5 de outubro, o presidente da República condecorou, a título póstumo, D. Manuel Martins com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade para distinguir uma vida de “serviço aos outros” e ao “Evangelho da libertação”.
O Conselho Permanente da CEP esteve hoje reunido para preparar a agenda da próxima Assembleia Plenária, que vai decorrer em Fátima de 13 a 16 de novembro.
O último dia de trabalhos vai decorrer em Lisboa, na nova sede da CEP, situada na Quinta do Bom Pastor, em Benfica.
OC