Igreja/Portugal: Conferência Episcopal solidária com cristãos do Iraque

Bispos apelam à oração e solidariedade de todos

Lisboa, 09 set 2014 (Ecclesia) – Os bispos que constituem o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestaram hoje em Fátima a sua solidariedade aos cristãos e minorias religiosas do Iraque, condenando as “atrocidades” do autoproclamado Estado Islâmico.

“É uma situação inaceitável”, disse aos jornalistas o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa.

O religioso apelou à oração e à solidariedade dos católicos portugueses, através da Cáritas ou da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, para além dos apelos “aos governantes e às entidades internacionais” contra o "fundamentalismo".

Neste contexto, o secretário da CEP recordou que todos os presidentes das Conferências Episcopais da Europa escreveram uma carta a pedir uma intervenção da ONU para travar o conflito, mostrando que "a Igreja está muito preocupada com esta situação, difícil de controlar".

O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.

O organismo é atualmente constituído por D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. António Marto (vice-presidente), bispo de Leiria-Fátima; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo do Porto; D. José Alves (vogal), arcebispo de Évora; D. Anacleto Oliveira (vogal), bispo de Viana; D. Virgílio Antunes (vogal), bispo de Coimbra; padre Manuel Barbosa (secretário).

LS/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR