Igreja/Portugal: Conferência Episcopal debateu formação dos futuros sacerdotes

Bispos saúdam seminaristas e quem os acompanha

Lisboa, 16 nov 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje a uma maior consciência da “importância do seminário” dentro das comunidades católicas, para que todas trabalhem juntas na formação dos futuros padres.

“Os bispos saúdam todos os seminaristas e suas famílias e comunidades, e agradecem o precioso trabalho dos formadores dos seminários”, refere o comunicado final da Assembleia Plenária do episcopado católico, divulgado hoje no final dos trabalhos, em Lisboa.

A nota evoca a Semana dos Seminários, que decorre até domingo, com o tema ‘Fazei o que Ele vos disser’, com votos de que “os seminários sejam comunidades onde se formam verdadeiros discípulos missionários”.

A reunião magna da CEP, que se iniciou esta segunda-feira em Fátima, refletiu sobre a nova ‘Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis’, o documento orientador da Congregação para o Clero (Santa Sé).

“Humanidade, espiritualidade e discernimento são palavras-chave neste documento, que tem como objetivo principal procurar que os Seminários formem discípulos missionários, partindo de quatro características distintivas da formação: única, integral, comunitária e missionária”, assinala a nota conclusiva.

Os bispos recordam que a formação no seminário maior inclui quatro etapas: propedêutica, estudos filosóficos (ou do discipulado), estudos teológicos (ou da configuração), pastoral (ou síntese vocacional).

“A Assembleia continuará esta reflexão, confiando à Comissão das Vocações e Ministérios, em coordenação com os formadores dos seminários, a elaboração da Ratio para Portugal, para posterior aprovação”, conclui o comunicado.

OC

Partilhar:
Scroll to Top