Igreja/Portugal: Comissão Episcopal está a finalizar novo «Itinerário de iniciação à vida cristã»

D. António Moiteiro aponta a catequese «capaz de envolver e dar destaque à família, como protagonista»

Lisboa, 08 jul 2021 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), da Conferência Episcopal Portuguesa, está a ultimar o novo ‘Itinerário de iniciação à vida cristã’ e o documento preparatório foi analisado pelos responsáveis diocesanos da catequese, em Fátima.

“Este itinerário vem na sequência da renovação da catequese que foi propiciada pelo novo Diretório para a Catequese”, explicou D. António Moiteiro, presidente da CEECDF, divulga o portal ‘Educris’.

O responsável católico indica que é o conjunto da infância e da adolescência que este itinerário “pretende renovar”, tendo como base as pautas do Diretório para a Catequese.

“Uma catequese em que a família é a protagonista, então um itinerário com as famílias onde os filhos juntamente com os pais, fazem uma caminhada de fé e fazem a sua iniciação cristã”, acrescenta.

Neste contexto, D. António Moiteiro refere que a iniciação cristã “não é só necessária” para as crianças mas também para os seus pais.

“A adesão a Jesus Cristo, a transmissão da fé, o ensinar a fé, com a dimensão testemunho, é fundamental também para os pais dos nossos catequizandos. A catequese tem de ser inclusiva, não ser para as crianças mas com a família”, desenvolve.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé adiantou que gostariam “muito de chegar a um ‘itinerário’ mais ou menos final até setembro”, para que a Conferência Episcopal Portuguesa possa pronunciar-se na próxima Assembleia Plenária dos Bispos, que se vai realizar de 8 a 11 de novembro.

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, lembra que a nível nacional já tinham a “preocupação de reformular” o itinerário da catequese com os adolescentes e também com a infância”, e, acrescenta, que quando surgiu a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023, concluíram que “era muito importante reformular” os catecismos com os adolescentes, o atual projeto ‘Say Yes’.

CB/OC

 

 

 

Partilhar:
Scroll to Top