Bispo encerrou Simpósio Teológico-Pastoral na Cova da Iria
Fátima, 25 jun 2018 (Ecclesia) – D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima que vai ser criado cardeal esta quinta-feira, disse que esta decisão é “o dom do Papa Francisco a Fátima”.
“O cardinalato é o dom do Papa Francisco a Fátima, para por em relevo quer a Mensagem quer o trabalho que aqui se faz como paradigma e modelo para os outros” afirmou este domingo, no encerramento dos trabalhos do Simpósio Teológico-Pastoral que decorreu na Cova da Iria.
“Para mim não contava com isto, dispensava bem isto, mas ponhamos isso no projeto de Deus para a diocese” acrescentou D. António Marto, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa do santuário de Fátima.
O responsável elogiou os trabalhos desenvolvidos, sobre o tema ‘Fátima hoje: que sentido?’, como fonte de aprofundamento e atualização da Mensagem transmitida há 100 anos.
“Dos tesouros antigos tiraram coisas novas para aprofundarmos e atualizarmos a Mensagem. Valeu a pena porque procurou corresponder aos desafios que agora se apresentam ao Santuário em ordem à vivência da Mensagem neste tempo novo e trouxeram ao de cima receitas novas da riqueza da Mensagem”, observou.
O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, destacou três dias de reflexão sobre o “sentido e os sentidos de Fátima hoje”, que deixaram muitos desafios.
A iniciativa reuniu 300 pessoas e mais de uma dezena de investigadores, nacionais e estrangeiros.
OC