Igreja/Portugal: Braga, Lisboa e Porto têm mais de metade dos seminaristas diocesanos

Agência ECCLESIA apresenta secção especial sobre Semana dos Seminários

Lisboa, 15 nov 2017 (Ecclesia) – As dioceses de Braga, Lisboa e Porto têm mais de metade dos seminaristas diocesanos da Igreja Católica em Portugal, do 1.º ao 6.º ano de Teologia, a reta final da formação dos futuros sacerdotes.

Os dados são avançados na secção especial do portal da Agência ECCLESIA dedicada à Semana dos Seminários, celebração anual que em 2017 decorre de 12 a 19 de novembro.

A Arquidiocese de Braga tem 37 seminaristas, Lisboa 32 e o Porto 30, num total de 196 em todas as dioceses.

Os dados completos estão disponíveis no endereço http://sites.ecclesia.pt/especiais/seminarios/, não sendo contabilizados seminaristas de outros países, os seminários Redemptoris Mater (Beja, Évora, Lisboa, Porto) e de Congregações Religiosas.

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. António Augusto de Azevedo, refere na sua mensagem para esta iniciativa que a semana dedicada aos seminários é uma ocasião “privilegiada” para valorizar o papel formativo dos mesmos.

“No nosso tempo os seminários representam um sinal da esperança para a Igreja e para o mundo porque aqueles que neles se formam em ordem ao ministério sacerdotal serão expressão da presença de Jesus Cristo, o esposo sempre fiel que também hoje quer encher de misericórdia e alegria a humanidade que não desistiu de amar”, refere o texto.

A Semana dos Seminários de 2017 tem como lema ‘Fazei o que Ele vos disser’, inspirado numa passagem do Evangelho, as bodas de Caná.

A Diocese de Angra foi responsável pela preparação dos subsídios que a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios disponibiliza: propostas de oração, cartazes, uma música, a mensagem do presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e outros subsídios que servem de suporte ao trabalho a realizar nas comunidades.

No total, os seminaristas em Portugal eram 547, entre diocesanos e religiosos, no ano 2000, e apenas 474 em 2012, o mínimo do século XXI; o número de candidatos voltou a crescer e em 2015 havia 551 seminaristas (diocesanos ou de ordens religiosas) em todo o país.

OC

Partilhar:
Scroll to Top