Rito de instituição foi divulgado pelo Vaticano
Fátima, 14 dez 2021 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está a preparar um “documento base” sobre o ministério de catequista, cujo rito de instituição foi divulgado esta segunda-feira pelo Vaticano.
O padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, disse hoje aos jornalistas que um grupo de trabalho vai preparar o texto, a partir do que foi apresentado pela Santa Sé, para aprovação na assembleia plenária de abril de 2022.
O sacerdote destacou que este ministério de catequista, instituído pelo Papa, “tem uma abrangência muito maior, no sentido da catequese e da evangelização”.
O novo documento da CEP vai apresentar “percursos formativos”, que incluem a dimensão “humana, religiosa, psicológica”.
Para o padre Manuel Barbosa, a abordagem de Francisco a este ministério, bem como ao de leitor e acólito, representa uma “mudança de paradigma, de mentalidade”, com maior abertura aos leigos e leigas.
O secretário da CEP falou ainda da fase diocesana do Sínodo 2021-2023, que decorre a nível local, sublinhando que esta é mais do que “responder um questionário” e aponta aos caminhos de “renovação” da Igreja Católica.
“Aconselha-se que esta auscultação seja para todos, não só a parte instituída, organizada, da Igreja”, acrescentou.
O processo sinodal começou numa fase diocesana, que decorre desde outubro até 15 de agosto de 2022, promovendo a auscultação e mobilização das comunidades locais.
As sínteses devem ser enviadas à CEP até 31 de maio.
O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.
OC