Igreja/Portugal: Bispos lembram vida dedicada à Igreja de D. José Policarpo

Comunicado do porta-voz da Conferência Episcopal destaca «figura marcante» do falecido patriarca emérito

Fátima, Santarém, 12 mar 2014 (Ecclesia) – O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, manifestou hoje a “produnda dor” dos bispos de Portugal pela “dura notícia” do falecimento de D. José Policarpo.

“Os bispos reunidos em Fátima, para fazer o seu Retiro anual, receberam a dura notícia do falecimento de D. José da Cruz Policarpo, cardeal oatriarca emérito de Lisboa, ao fim desta tarde”, afirmou o padre Manuel Morujão em comunicado enviado á Agência ECCLESIA.

O secretário e porta-voz da CEP valorizou a vida do patriarca emérito, “intensamente dedicada ao serviço da Igreja e do mundo”.

“Com profunda dor, mas também com grande esperança, os bispos agradecem a Deus a sua vida rica de boas obras, intensamente dedicada ao serviço da Igreja e do mundo, intervindo no campo pastoral, cultural e social com sabedoria e coragem evangélicas”, referiu.

Em comunicado, o padre Manuel Morujão disse que D. José Policarpo participava no retiro do episcopado, em Fátima, tendo-se sentido indisposto esta manhã.

D. José Policarpo deixou o Santuário de Fátima, sendo transportado para Lisboa de ambulância para ser tratado no hospital do SAMS, onde veio a falecer às 19h50.

“Todos reconhecemos nele uma figura marcante na renovação da Igreja em Portugal, com o seu sábio discernimento dos sinais dos tempos para responder aos desafios dos tempos presentes”, conclui o padre Manuel Morujão no comunicado.

As exéquias do cardeal, presididas pelo patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, vão ser celebradas esta sexta-feira, às 16h00, na Sé Patriarcal, seguindo depois o corpo para o Panteão dos Patriarcas, em São Vicente de Fora.

O corpo vai chegar na quinta-feira à Sé de Lisboa, pelas 15h00, permanecendo em câmara ardente.

PR

Partilhar:
Scroll to Top