Conselho Permanente reúne na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima
Lisboa, 12 set 2017 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) tem hoje a primeira reunião do novo ano pastoral, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, informa que depois da reunião vai encontrar-se com os meios de comunicação social, a partir das 14h30, na Casa Nossa Senhora das Dores, do Santuário de Fátima.
O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.
O órgão da Conferência Episcopal Portuguesa é atualmente constituído por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa (presidente da CEP), por D. António Marto (vice-presidente), bispo de Leiria-Fátima, e pelo padre Manuel Barbosa (secretário).
O Conselho Permanente tem como vogais D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo; D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra; D. José Ornelas, bispo de Setúbal; D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco; e D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.
A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005.
O Conselho Permanente reúne-se todos os meses e a Assembleia Plenária, ordinariamente, duas vezes por ano, estando a próxima reunião marcada para novembro, entre os dias 13 e 16, também na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima.
CB