Responsável assume desafio de liderar a organização «num novo ciclo estratégico»
Lisboa, 18 set 2024 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, anunciou hoje que o Conselho de Administração nomeou Ana Patrícia Fonseca como a nova diretora-executiva da organização, sucedendo a Manuel Martins.
“Com uma ligação de quase 17 anos à organização, Ana Patrícia assume a liderança com o compromisso de continuar a promover o desenvolvimento e a cooperação em contextos globais e locais”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
A nova diretora-executiva da FEC é licenciada em sociologia e iniciou o percurso nesta Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) em 2008, onde desempenhou funções de destaque em áreas estratégicas como Educação para o Desenvolvimento, Advocacia Social e Comunicação.
Ana Patrícia Fonseca “assume agora o desafio de liderar a Fundação num novo ciclo estratégico”, informa a FEC.
“Queremos continuar a ser uma organização inquieta perante as desigualdades que não dignificam as pessoas e a Criação. A nossa missão é atuar de forma concreta e eficaz, encontrando soluções para os desafios locais e globais que enfrentamos diariamente”, afirmou a nova responsável, sublinhando o compromisso de manter a FEC como uma organização atenta às realidades de cada contexto.
Segundo a nova diretora-executiva, a prioridade é que o caminho seja feito em conjunto e que a FEC continue a ser uma organização “de portas abertas que vai ao encontro das necessidades, expectativas e esperanças de cada pessoa”.
“Estamos fortes e com potencial para ir muito longe”, referiu o presidente do Conselho de Administração da Fundação.
Jorge Líbano defende que “Ana Patrícia Fonseca é alguém que que está profundamente ligada à missão da FEC” e que alia “competência, missão e reconhecimento público”, pelo que “estão criadas as bases para um grande tempo como diretora-executiva”.
A gestão da Rede de Voluntariado marcou a entrada da nova diretora executiva na organização, tendo em 2023 sido nomeada Coordenadora do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social e, entre 2014 e 2021, acumulado a coordenação do Departamento de Comunicação.
Ainda em 2021, Ana Patrícia Fonseca assume o cargo de presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, em representação da FEC, desempenhando este papel até julho de 2024, promovendo a colaboração e representação das suas associadas.
“A FEC inicia, assim, um novo período estratégico, com novos objetivos e desafios a alcançar, mas com o mesmo compromisso e responsabilidade de um trabalho desenvolvido numa ampla rede de diálogo, mobilização, cooperação e sensibilização entre pessoas, comunidades e Igrejas”, destaca a organização.
A FEC – Fundação Fé e Cooperação é uma ONGD, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, que tem como missão promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça. Criada em 1990, atualmente tem projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.
LJ/OC