Agentes pastorais vão refletir sobre o «documento estrutural da catequese em Portugal»
Fátima, 20 out 2023 (Ecclesia) – As Jornadas Nacionais de Catequistas 2023, intituladas ‘Olhar o novo Itinerário – Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé’, vão reunir 1100 catequistas de todo o país, este sábado e domingo, dias 21 e 22 de outubro, em Fátima.
As Jornadas Nacionais de Catequistas são promovidas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e fazem parte do “caminho de receção e divulgação do novo Itinerário para a Catequese, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2022”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Este é um sinal do Espírito Santo. Não podemos esquecer a realização da recente Jornada Mundial da Juventude. Penso que esta experiência, sentida, vivida e tocada, tocou as pessoas e levou-as a estar mais preparadas e a procurar dar as respostas necessárias”, disse a coordenadora do Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), ao portal ‘EDUCRIS’.
A irmã Arminda Faustino, segundo informação enviada à Agência ECCLESIA, afirmou que este é um tempo de oportunidade para os “catequistas, educadores, catequizandos e famílias” e sentem “o desafio” e precisam “de o agarrar”.
Os 1100 catequistas, tendo como referência bíblica “Estai vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos e fortes” (1 Cor16), vão refletir sobre o ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’, o novo documento orientador para a catequese em Portugal.
“Precisamos de olhar o novo Itinerário, estas Jornadas vêm na sequência da Jornada do ano passado que nos abriu para as periferias onde a catequese deve fazer-se presente e fazer caminho. Temos de tomar outro rumo em conjunto, o próprio diretório, aprofundado o ano passado, ajudou a refletir sobre a necessidade de mudança. Precisamos de mudar a mentalidade, voltar ao coração. Fazer a experiência de encontro com Jesus e partilhar”, desenvolveu a responsável.
A coordenadora do Departamento nacional de Catequese, da Igreja Católica em Portugal, salienta que o Evangelho “é sempre o mesmo”, mas são enviados para realidades distintas “hoje do que foram e do que hão-de ser”.
“Hoje a catequese insere-se na Nova Evangelização e precisamos de iluminar muitas realidades que estão distantes da Igreja e de Jesus”, acrescenta a irmã Arminda Faustino.
Este ano, os trabalhos das Jornadas Nacionais de Catequistas vão realizar-se em três espaços distintos, com ligação live streaming, para além da sala principal no Centro Pastoral Paulo VI, do Santuário de Fátima.
“Vamos acolhê-los o melhor que podemos, são eles a presença da Igreja junto das crianças, adolescentes e jovens. O grande grupo ficará no Centro Paulo VI e outros dois grupos no Centro Catequético de Fátima e no auditório do [Colégio] Sagrado Coração de Maria”, explicou o Fernando Moita, secretário da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e diretor do SNEC, divulga o portal ‘Educris’.
As jornadas iniciam-se este sábado, 21 de outubro, com a intervenção do padre Juan Carlos Carvajal Blanco, presidente da Associação de Catequetas de Espanha e diretor do Departamento de Evangelização e Catequese da Universidade Eclesiástica São Dâmaso, que analisa o tema «A Catequese na nova etapa da Evangelização». Segue-se, pelas 12h00, a conferência «As grandes intuições do Itinerário» trazida aos trabalhos por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF). Após o almoço, os catequistas vão aprofundar «Tempo a Tempo» o próprio Itinerário com o auxílio da equipa que ajudou a criar a nomenclatura da catequese: «Despertar da Fé» é trazido pela Isabel Martins, a «Iniciação à Vida Cristã», com o padre Paulo Alves, o «Aprofundamento Mistagógico», com o padre José Henrique Pedrosa» e o «Discipulado Missionário», com o padre Manuel Queirós O padre Rui Alberto, da Salesianos Editora, e a irmã Arminda Faustino dão a conhecer os «Recursos» para a catequese, a partir das 18h30. Na manhã de domingo, dia 22 de outubro, o padre Carlos Manuel Patrício de Aquino, pároco e coordenador diocesano da Pastoral Litúrgica no Algarve, apresenta «O lugar dos Sacramentos no Itinerário». O encontro termina às 12h30, com a celebração da Eucaristia, presidida por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé (CEECDF), na Basílica da Santíssima Trindade. |
LFS/CB