João Lobo Antunes, Marçal Grilo e Fernando Ulrich entre os conferencistas convidados
Lisboa, 14 mai 2014 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai promover a 30 de maio, em Fátima, a 10.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que este ano debate a «saúde da Democracia» em Portugal.
A iniciativa do Secretariado Nacional da Cultura vai ser inaugurada por D. Pio Alves de Sousa, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
O tema central do evento, ‘A saúde da Democracia em Portugal’, vai ser abordado pelo neurocirurgião João Lobo Antunes, seguindo-se um painel intitulado ‘O estado da arte da nossa Democracia’, com a presença de Eduardo Marçal Grilo (administrador da Fundação Calouste Gulbenkian) e Fernando Ulrich (presidente da Comissão Executiva do Conselho de Administração do BPI), cabendo a moderação à jornalista Maria João Avillez.
O programa da tarde inclui um debate sobre os ‘Caminhos de futuro para a Democracia’, com a participação de Ana Sofia Carvalho (diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa), João Meneses (coordenador do Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária – Mouraria – Câmara Municipal de Lisboa) e Hugo Chelo (Conselho Científico do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa), com moderação do jornalista Paulo Rocha, da Agência ECCLESIA.
O encontro vai concluir-se com a cerimónia de entrega do Prémio ‘Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes’, que em edições anteriores premiou personalidades como Roberto Carneiro, Nuno Teotónio Pereira, Eurico Carrapatoso, Adriano Moreira, Maria Helena da Rocha Pereira, Manoel de Oliveira, o padre Luís Archer e Fernando Echevarria, além da Diocese de Beja.
OC