População tem contestado a substituição do pároco
Fátima, Santarém, 09 dez 2014 (Ecclesia) – O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje à paz na Paróquia de Canelas, Diocese do Porto, onde desde outubro as populações se têm manifestado contra a substituição do anterior pároco.
Em declarações prestadas hoje aos jornalistas, no final da reunião do Conselho Permanente da CEP, em Fátima, o padre Manuel Barbosa referiu que a Igreja Católica está a acompanhar o caso de Canelas com “preocupação” mas ao mesmo tempo com “confiança” na resolução pacífica do caso.
A Paróquia de Canelas teve como pároco até ao início de novembro o padre Roberto Carlos Nunes de Sousa, sendo nomeado nessa ocasião como novo responsável pela comunidade o padre Albino José Gonçalves dos Reis, decisão que paroquianos não aceitaram.
Desde então, têm-se sucedido as manifestações de desagrado por parte da população local, sobretudo à porta da Igreja enquanto decorre a Eucaristia.
O porta-voz dos bispos sublinhou que as substituições dos sacerdotes são um procedimento “normal” dentro da Igreja e que esta não foge à regra, “independentemente de todo o contexto que possa ter”.
São situações “para o bem e para o crescimento da comunidade, para que haja paz, fraternidade, um ambiente propício à construção da própria Igreja local” e “para o bem do próprio pároco”, frisou o padre Manuel Barbosa.
Aquele responsável manifestou ainda o apoio da CEP ao novo pároco, padre Albino José Gonçalves dos Reis, para que tenha a oportunidade de levar por diante a sua missão e que Canelas “continue a ser construída sobre valores assentes no Evangelho”.
JCP