Irmandade destaca oportunidade de ajudar a combater «desertificação»
Terras de Bouro, Braga, 29 ago 2016 (Ecclesia) – A Irmandade de São Bento da Porta Aberta, na Arquidiocese de Braga, recebeu hoje a visita da secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, no âmbito da promoção do Turismo de Natureza, Ambiental, Termal e Religioso.
À Agência ECCLESIA, o mesário da Irmandade de São Bento da Porta Aberta destacou que a visita da secretária de Estado do Turismo ao “segundo santuário mais visitado de Portugal” é “extremamente importante” para “ajudar a desenvolver projetos e iniciativas” que “combatam a desertificação do interior” e ajudem a “fixação e atratividade de jovens”.
"Sobretudo quisemos dizer que estávamos disponíveis, com a separação legítima de poderes e área de influência, para colaborar com a, sobretudo, na área do turismo religioso. A basílica é o segundo santuário mais visitado do país e precisa de projeção que corresponda à procura que tem todo o ano”, explicou Carlos Aguiar Gomes.
Segundo o responsável, Ana Godinho foi “extremamente recetiva, atenta” e “sugeriu” que a Irmandade se candidatasse a alguns projetos do governo com fundos comunitários para “abrir novos horizontes”, em cooperação com autarquia e associações locais.
O mesário destacou que, mesmo sendo uma entidade de cariz religioso, a irmandade de São Bento da Porta Aberta “não deixa de estar inserida num contexto socioeconómica, cultural e geográfico” e tem como “uma das grandes preocupações” o desenvolvimento sustentado da comunidade do Concelho de Terras de Bouro e limítrofes como Amares, Vieira do Minho e outros.
A secretária de Estado do Turismo visitou a basílica e assistiu a uma breve apresentação do documentário ‘São Bento da Porta Aberta’, no âmbito da celebração dos 400 anos do templo.
Carlos Aguiar Gomes adiantou ainda que aos visitantes, onde se incluíam deputados do Partido Socialista pelo Distrito de Braga, foram distribuídos materiais que a irmandade edita como livros e folhetos porque “é bom que conheçam a realidade que representam, os desafios que se põem e dificuldades que se vivem”, que para muitos “não era bem conhecida”.
A secretária de Estado do Turismo apresentou o projeto de ‘Tuk-tuks’ ‘Ligamos o Minho’ com energia 100% elétrica, “inovadores no Minho e no Parque Nacional da Peneda Gerês”.
Segundo o mesário da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, o projeto é de uma empresa de jovens.
A secretária de Estado do Turismo e os deputado socialista eleitos por Braga a partir das 17h30 vão visitar também o santuário e estância turística do Bom Jesus, “pretendendo também com esta passagem relevar a candidatura a Património da Humanidade”, informa ainda a página dos políticos na rede social ‘Facebook’.
CB/OC