Cardeal recebeu presidente da Assembleia Legislativa da Madeira
Cidade do Vaticano, 28 jun 2023 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça recebeu esta terça-feira, no Vaticano, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, convidando quem desempenha missões de governo a assumir “o dever da esperança e o dever de transmitir esperança”.
“Tivemos oportunidade de fazer um balanço deste momento do mundo, falar das preocupações do Santo Padre, das Jornadas (Mundiais da Juventude) em Portugal, e sobretudo condividir a esperança”, disse o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), em declarações divulgadas online pela Assembleia Legislativa da Madeira.
“Quem tem a responsabilidade de ajudar no governo das nações e das instituições – o senhor presidente da Assembleia Regional, a nossa região da Madeira, eu aqui no Governo da Santa Sé, nesta área da cultura e da educação – tem o dever da esperança, e o dever de transmitir esperança. Aí encontramo-nos perfeitamente sintonizados”, desenvolveu D. José Tolentino Mendonça.
José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, destacou, por sua vez, o “enorme orgulho” em estar com o cardeal Tolentino Mendonça, com quem conversou sobre como “os políticos cristãos podem dar testemunho de fé na sua ação política, quer individualmente, quer coletivamente”.
Acho que é um caminho que tem de ser começado no sentido de termos pessoas que estejam na política e que são cristãos”, acrescentou.
É um caminho que hoje também se abre que é importante, quer para a ação política, quer para a Igreja Católica, que muitas vezes é atingida por más notícias, algumas verídicas, outras nem tanto, mas é uma Igreja que no caso da Madeira, no caso de Portugal, a nível da mundial, tem feito muito pelas pessoas”.
Para D. José Tolentino Mendonça, natural de Machico, encontrar-se com o presidente da Assembleia Regional, de certa forma, é “um encontro com todas as instituições madeirenses e com o seu povo”.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, que adiantou que vai participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, visitou o Dicastério para a Cultura e a Educação, sendo também recebido pelo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital.
Esta manhã, José Manuel Rodrigues participou na audiência pública, com o Papa Francisco.
CB/OC