Alertas do padre Jardim Moreira
Guarda, 10 jul 2015 (Ecclesia) – O padre Jardim Moreira considerou, esta quinta-feira, na Guarda, que os números da pobreza em Portugal e Espanha “são alarmantes”.
Para o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAP) – Portugal, no nosso país “há dois milhões e setecentas mil pessoas em risco de pobreza” e que estes números ainda ganham maior dimensão em Espanha.
Na abertura das primeiras jornadas ibéricas da REAP, realizadas esta quinta e sexta-feira, naquela cidade e subordinadas ao tema da participação, o padre da Diocese do Porto realçou que “com estes números” não pode dizer “que está tudo bem e temos de ser mais solidários”.
Esta iniciativa teve a presença do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que pediu um maior “esforço de dar a palavra a quem a não tem” e que “a democracia constrói-se todos os dias com a motivação das pessoas”.
Os trabalhos destas jornadas ibéricas juntam cerca de três dezenas de participantes de Portugal e de Espanha e pretende “promover o intercâmbio de pessoas que vivenciam ou já vivenciaram situações de pobreza e de exclusão social e que trabalham com a EAPN Espanha ou com a EAPN Portugal”
LFS