Igreja/Política: Milhares de cristãos «Juntos pela Europa» em defesa de valores fundadores

Solidariedade e ecumenismo marcam iniciativa que decorre em mais de 150 cidades do continente, incluindo Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Funchal

Lisboa, 12 mai 2012 (Ecclesia) – A jornada ‘Juntos pela Europa’, que hoje se realiza em mais de 150 cidades do continente, incluindo Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Funchal, vai veicular uma carta de valores com o apoio de políticos de vários quadrantes.

“Convidámos pessoas da economia e da cultura mas sobretudo políticos”, explicou o ator e encenador Júlio Martin no programa ECCLESIA (RTP-2), acrescentando que os membros de 240 movimentos e comunidades cristãs querem sublinhar os valores “estruturantes” que integram o manifesto dos ‘7 Sim’s’.

Os fundadores das organizações que estão na base da União Europeia deram-lhes “seiva cristã” mas os cristãos “têm-se afastado da política”, quando é dela “que tudo o resto pode florescer”, vincou o membro da Comissão Nacional ‘Juntos pela Europa’ (CNJE).

Os presidentes do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz, vão estar presentes através de mensagens transmitidas por vídeo no encontro principal, marcado para Bruxelas, onde também se esperam personalidades ligadas à economia e à cultura.

O evento, que vai ser transmitido em direto a partir das 16h00 de Lisboa para a maior parte das cidades que aderem à iniciativa, tem o patrocínio do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, do secretário geral do Conselho da Europa, Thorborn Jogland, e da diretora geral da UNESCO, Irina Bokova.

Teresa Guedes de Sousa, da CNJE, lembrou que a plataforma composta por cristãos católicos, evangélicos, anglicanos e ortodoxos pode trabalhar em projetos comuns em favor dos mais necessitados e mobilizar as empresas para dividirem as receitas, em vez de optarem por “lucros desmedidos”, vivendo dessa forma “a fraternidade no trabalho”.

Júlio Martin, que participou no encontro ‘Juntos pela Europa’ realizado na cidade alemã de Estugarda em 2004, destacou a vertente ecuménica da iniciativa: “Foi muito importante o conhecimento mútuo entre os cristãos”.

“Foi na Europa que os cristãos se dividiram e é na Europa que eles têm de se unir”, afirmou, salientando a novidade da confluência de vários movimentos num projeto comum: “Se este acontecimento é novo entre os católicos, muito mais o é quando envolve tantos grupos cristãos”.

O programa em Lisboa começa pela manhã com um percurso entre o Terreiro do Paço e o castelo de São Jorge, enquanto que à tarde decorrem diversos eventos no auditório da igreja do Sagrado Coração de Jesus.

No Porto a iniciativa inicia-se com o trajeto da Rotunda da Boavista à Casa de Vilar, onde às 11h30 o bispo diocesano, D. Manuel Clemente, profere a conferência “O que nós, cristãos, queremos oferecer à Europa de hoje”, seguida de testemunhos sobre família e solidariedade, além de atividades para crianças, jovens e adultos.

O encontro no Parque Verde e a caminhada para o Instituto Justiça e Paz marcam o programa de Coimbra, e em Faro o itinerário parte do Parque das Figuras em direção à Escola Superior de Enfermagem.

No Funchal o ‘Juntos pela Europa’ associa-se ao ‘Dia da Cidade Solidária’, com a recolha de alimentos por parte da Cáritas, prevendo-se também um momento de oração com membros de várias Igrejas.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR