Igreja/Política: «Governar é cuidar, é escutar as pessoas» – patriarca de Lisboa

D. Rui Valério envia mensagem aos eleitos para os órgãos autárquicos

Foto: Lusa

Lisboa, 13 out 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa enviou uma mensagem aos responsáveis políticos aos eleitos para os órgãos autárquicos, afirmando que “governar é cuidar” e “escutar as pessoas”.

“O verdadeiro poder não se mede pelo domínio, mas pela capacidade de servir. Governar é cuidar: é escutar as pessoas, procurar o bem de todos, especialmente dos mais esquecidos”, refere D. Rui Valério, num documento divulgado hoje.

“Estou confiante que os novos eleitos assumirão o seu mandato com espírito de serviço, de diálogo e de proximidade, construindo uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, acrescenta.

O texto é publicado um dia após as eleições autárquicas, que elegeram responsáveis dos municípios e freguesias de Portugal.

“Quero, antes de mais, saudar cordialmente todos os que foram eleitos para servir as nossas comunidades no governo local. A todos manifesto o meu apreço pela disponibilidade e generosidade com que se dispuseram a dedicar tempo, talento e esforço ao bem comum”, indica D. Rui Valério.

Também expresso gratidão a todos os que participaram neste exercício democrático, seja apresentando-se como candidatos, seja exercendo o seu direito de voto – sinal de corresponsabilidade cívica e amor à terra onde vivemos.”

O patriarca de Lisboa destaca que a missão política é “uma das formas mais elevadas de caridade, como tantas vezes recorda a Doutrina Social da Igreja”.

Vivemos um momento decisivo para a nossa sociedade ocidental. As mudanças culturais e sociais desafiam-nos a reafirmar, com coragem e esperança, os valores que sustentam a vida em comum: a dignidade inviolável de cada pessoa humana, o valor insubstituível da família, a atenção aos mais pobres e fragilizados e o cuidado pela casa comum que Deus nos confiou”, aponta.

A mensagem deixa votos de que o serviço político “seja sempre expressão deste compromisso, ao serviço da paz, da justiça e da esperança”.

“Rezo por todos vós e peço a Deus que a todos abençoe”, conclui D. Rui Valério.

OC

Igreja/Portugal: Presidente da CEP pede que novo ciclo político promova atenção a quem sofre e quem «vem de longe»

Partilhar:
Scroll to Top