Igreja/Política: Bispo de Angra convida à participação nas eleições autárquicas

D. António Sousa Braga destaca momento de «intervenção cívica»

Angra do Heroísmo, Açores, 21 set 2013 (Ecclesia) – O bispo de Angra (Açores) convidou a população a participar nas eleições autárquicas, do próximo dia 29, e sublinhou que se trata de um “momento importante”, apesar da “desilusão” em relação aos políticos.

“Sinto a obrigação de chamar a atenção dos católicos para o dever de votar. As eleições são um momento importante de intervenção cívica, a que não podemos faltar sem motivo sério”, escreve D. António Sousa Braga, numa nota publicada na página diocesana na internet.

O documento apresenta a política como a “arte nobre” de bem servir a comunidade e desafia os eleitores a escolher as “pessoas mais capazes” para esta missão.

“As eleições são o momento próprio para essa escolha. Todo o católico consciente e coerente com a própria fé procura ser um cidadão interveniente, participando nos momentos decisivos da vida democrática, como são as eleições”, acrescenta o prelado.

O bispo açoriano defenda a importância de fazer uma escolha “segundo as próprias convicções” e “tendo presente os princípios da Doutrina Social da Igreja”, bem como a “defesa da vida humana em todas as suas fases e proteção da família heterossexual”.

“O primeiro critério na escolha de uma pessoa, para colocar à frente de uma autarquia, é que ponha claramente o bem comum acima dos interesses pessoais e de grupo”, prossegue o texto.

D. António Sousa Braga propõe ainda que o voto valorize quem for “audaz”, por considerar que hoje “o momento presente exige inovação, novas atitudes e a coragem da mudança”.

“Toda a crise é tempo favorável para realizar as mudanças, que se impõem. Só assim é que se abre caminho para o futuro”, acrescenta.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top