Igreja/Património: Trabalhos de restauro já começaram na Sé de Portalegre

Foto Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Portalegre, 26 Mar 2021 (Ecclesia) – Os trabalhos de restauro na Sé de Portalegre já começaram, o adro da catedral “está vedado” e já foram retirados peças e objetos das naves tendo em vista a montagem progressiva de andaimes.

“Tendo em vista os trabalhos em obra, foram retirados peças e objetos das naves da catedral, tendo em vista a montagem progressiva de andaimes e a catedral está vazia”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os altares com os retábulos, esculturas e pinturas “permanecem por ora sem alteração” e no coro alto “estão para ser removidos objetos diversos, conforme está estabelecido no caderno de encargos, especialmente o órgão desmantelado em meados do século passado”, acrescenta a nota.

Muitas peças e objetos que “não serão restaurados, guardados em diferentes espaços, já foram ou estão para ser transferidos para o Seminário”, sublinha o comunicado.

A equipa de conservação e restauro já inventariou e embalou peças (esculturas, metais e mobiliário pequeno) que vão ser intervencionadas em ateliê especializado, de acordo com o programa apresentado, e aprovado pela fiscalização desta área.

Na capela de São Pedro foram montados andaimes, em ordem a abrir “janelas” na abóbada, onde “se veem indícios de pintura mural, também existente ou suposta noutros espaços da catedral”.

Na vedação do adro “estão afixados os dados exigidos, quer os relativos ao empreiteiro, quer ao fiscal da obra”.

LFS

https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/igreja-patrimonio-obras-na-se-de-portalegre-vao-iniciar-se-no-final-deste-mes-de-janeiro/

 

Partilhar:
Scroll to Top