Igreja/Património: Siza Vieira em congresso internacional sobre arquitetura religiosa

Programa inclui conferência de sacerdote português sobre capela «Árvore da Vida», em Braga

Lisboa, 03 jun 2015 (Ecclesia) – O arquiteto Álvaro Siza Vieira e o padre Joaquim Félix de Carvalho  vão participar no 13.º congresso litúrgico internacional 'Arquiteturas de luz – arte, espaço, liturgia', que vai decorre na Itália entre quinta-feira e sábado.

A iniciativa é acolhida pelo Mosteiro de Bose, com organização da comunidade monástica e do departamento nacional para os bens culturais eclesiásticos da Conferência Episcopal Italiana, em colaboração com o Conselho Nacional dos Arquitetos da Itália.

"Ao idealizar e dar forma aos edifícios de culto, arquitectos e artistas têm a dupla tarefa de imaginar e conceber a luz entre função e estética, ciclo natural e iluminação artificial", refere o jornal do Vaticano, 'L'Osservatore Romano', na sua edição de hoje.

Andrea Dall'Asta evidencia, no quotidiano, "a luz remete para um tema central da arquitetura cristã",como "símbolo da presença do divino que ilumina e dá sentido ao mundo, à vida do homem".

O padre bracarense Joaquim Félix de Carvalho, liturgista e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, vai apresentar na sexta-feira a conferência intitulada “Uma metáfora da eternidade: a capela Árvore da Vida", do Seminário Conciliar da Arquidiocese de Braga.

Depois, no sábado o arquiteto portuense Álvaro Siza Vieira e o jornalista italiano Giovanni Gazzaneo vão debater o tema "Num edifício amo a luz, a penumbra e também a obscuridade”, num dia em que intervém também o espanhol Santiago Calatrava.

O programa para os três dias conta com 15 conferências, abordando temas como "Antropologia e teologia da luz"; "Visão bíblica da luz"; "Visão litúrgica da luz"; "Dinâmicas arquitetónicas da luz ao longo dos séculos"; "Luz nórdica e arquitetura sacra"; "Experiências e projetos de iluminação".

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top