De forma gratuita, os visitantes podem conhecer corredores, salas e tesouros, «incluindo alguns que não são acessíveis de forma presencial»
Coimbra, 26 mar 2021 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra apresentou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a visita virtual 3D aos vários espaços da casa e ao Museu Nunes Pereira, “incluindo alguns que não são acessíveis de forma presencial”.
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a visita virtual 3D permite conhecer o Seminário Maior de Coimbra, “um edifício com mais de 250 anos e com uma riqueza arquitetónica e patrimonial surpreendente”.
“Um conjunto de pequenos vídeos explicativos, nos principais destaques da visita, são uma mais-valia complementar”, acrescenta o comunicado, indicando “o processo de restauro de alguns livros da Biblioteca Velha, alguns do século XVI, assim como da Igreja da Sagrada Família” como exemplos.
Para o presidente do Turismo Centro de Portugal, a possibilidade de visitar virtualmente o Seminário Maior de Coimbra é uma forma de “promoção e valorização do património do Centro de Portugal”.
“Esta visita virtual a um espaço tão magnífico acrescenta valor para as pessoas que queremos atrair para a região”, afirmou Pedro Machado na conferência de imprensa.
De acordo com o comunicado, o presidente do Turismo Centro de Portugal disse que, “durante demasiado tempo”, Portugal foi “um destino promovido pelo sol, praia e golfe”, mas “tem muito mais para oferecer, nomeadamente a nível do turismo cultural e religioso”.
“Esta oferta insere-se nas novas tendências do turismo internacional. As previsões são de que as visitas virtuais a espaços e monumentos venham a ter um grande crescimento. Com esta iniciativa, o Seminário Maior de Coimbra está na linha da frente dessa tendência. É um extraordinário contributo para a valorização do destino Centro de Portugal”, acrescentou Pedro Machado.
O reitor do Seminário Maior de Coimbra considerou “um estímulo” o facto de ser um dos “primeiros espaços religiosos” a possibilitar a visita virtual aos corredores, salas e ambientes de culto da casa.
“Quisemos que a visita virtual fosse gratuita, uma vez que achamos que, em tempo de pandemia, os museus e a cultura devem ser acessíveis a todos. Graças ao apoio de empresas, através de mecenato, conseguimos que assim seja”, afirmou o padre Nuno Santos.
Em tempos de pandemia e na impossibilidade realizar visitas presenciais, o ambiente virtual é uma forma de manter o “contacto com a comunidade e com quem quer conhecer o Seminário”.
“Só podemos amar aquilo que conhecemos”, afirmou o padre Nuno Santos, acrescentando a vontade de “chegar a mais pessoas”, motivando para que possam “visitar de forma presencial, assim que for possível”.
A visita virtual está disponível no endereço https://museum360tour.com/seminario-maior-de-coimbra e permite conhecer os espaços do Seminário Maior de Coimbra e do Museu Nunes Pereira.
LFS/PR