Coimbra, 25 Jun 2020 (ECCLESIA) – A peça de arte sacra de São João da Cruz, no altar-mor Convento de Santa Cruz do Bussaco (Diocese de Coimbra), já pode ser visualizada depois das intervenções de conservação e restauro.
Esta recuperação, promovida pela Fundação Luso, começou no início de 2020 e o apoio foi proveniente da receita gerada pelos visitantes da Exposição da edição de 2019 sobre a «Cultura e Tradições do Concelho da Mealhada», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A recuperação da imagem de São João da Cruz e de Santo Elias, realizada em 2019, representaram “um investimento da Fundação Luso de cerca de 8 mil euros”, lê-se.
A escultura de São João da Cruz, datada dos séculos XVII-XVIII e enquadrada no estilo da escultura barroca, apresentava vários problemas de conservação, nomeadamente destacamentos de suporte e de policromia.
A intervenção realizada beneficiou a peça garantindo uma “maior longevidade da mesma”.
O processo de conservação e restauro foi assegurado pelo Laboratório de Conservação e Restauro do Mosteiro de Santa Clara a Velha, da Direção Regional da Cultura do Centro.
LFS