Igreja/Património: Nova edição da revista «Invenire» aborda mitologia greco-romana

Lisboa, 25 ago 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja dedicou a investigação da mais recente edição da Revista «Invenire» à “mitologia greco-romana nos revestimentos de azulejo em espaços religiosos’ e o portfolio leva o leitor à Diocese de Coimbra.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica anuncia que já se encontra em distribuição o número 12 da ‘INVENIRE’, na qual 12 colaboradores escrevem sobre património material, edificado e cultural.

‘Temas da mitologia greco-romana nos revestimentos de azulejo em espaços religiosos’ é o tema da investigação principal da publicação da autoria de Ana Paula Rebelo Correia, professora de História de Arte, na Universidade Nova de Lisboa, especialista em iconografia e com obra publicada sobre azulejaria portuguesa.

A Diocese de Coimbra está no Portfolio da edição no artigo ‘A imagem esculpida: Fé e Razão na retórica do poder espiritual em Coimbra’ da professora Maria de Lurdes Craveiro, doutorada em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, Sandra Costa Saldanha, escreve sobre ‘Variações de um São João Baptista: obras inéditas de Joaquim José de Barros Laborão (1762-1820)’ na secção ‘Obras em Destaque’ que apresenta mais três trabalho como o retábulo da igreja matriz de Terena que foi a primeira obra do pintor Francisco João, pelo historiador Vítor Serrão, ou “Um Ritual de Alcobaça em Salzedas”, de Catarina Fernandes Barreira e Luís Miguel Rêpas.

O secretariado da Igreja Católica disponibiliza o índice da revista ‘Invenire’, na página online dedicada à publicação, onde é possível ainda conhecer cinco projetos presentes em três dioceses portuguesas – Beja, Porto e Viseu.

Em ‘projetos’ é apresentada a “teologia, património, música e arte” dos Dominicanos no contexto dos 800 anos da fundação da Ordem dos Pregadores, por São Domingos de Gusmão (1170-1221), que está a viver um ano jubilar com o tema ‘Enviados para pregar o Evangelho’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top