Viana do Castelo, 05 mar 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, juntamente com a Diocese de Viana do Castelo, organiza hoje no Centro Pastoral Paulo VI, naquela cidade, uma ação de formação sobre conservação preventiva.
“Enquadrada no propósito de apoio às comunidades na salvaguarda e conservação dos bens patrimoniais à sua guarda, contribuindo para a sua valorização, dignificação e usufruto”, esta ação de formação dirige-se a todos quantos estão “em contato permanente com o património artístico-cultural das igrejas e locais de culto, coordenando ou assegurando a sua manutenção, como párocos, sacristães, zeladores, vigilantes, auxiliares, voluntários, membros de irmandades ou de comissões fabriqueiras”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A formação pretende, “mais do que veicular conceitos”, aportar um conhecimento operativo a quem lida na prática e de forma contínua com este património.
Nesse sentido, são abordados alguns dos “aspetos primordiais para a obtenção de resultados efetivos”, como sejam “os principais fatores de degradação, suas causas e efeitos, tanto sobre o património edificado, quanto o património móvel e integrado”, lê-se.
LFS