Igreja: Patriarca de Lisboa felicita novo bispo do Porto

D. Manuel Clemente elogia «inteligência» e «serenidade» do seu sucessor à frente da diocese nortenha

Lisboa, 21 fev 2014 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente felicitou hoje a Diocese do Porto pela nomeação de um novo bispo, que apresenta como uma “grande figura” do episcopado português.

“Quero felicitar a Diocese do Porto pelo seu novo bispo, o senhor D. António Francisco dos Santos, que é uma grande figura do episcopado português, pela sua inteligência, a sua serenidade, o seu sentido pastoral, a sua proximidade ao clero e aos fiéis, também à sociedade civil”, disse o patriarca de Lisboa, em declarações divulgadas pelo seu Departamento de Comunicação e enviadas à Agência ECCLESIA.

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, era bispo de Aveiro e sucede a D. Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de maio de 2013, como bispo do Porto.

Para o atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), bispo do Porto entre 2007 e 2013, está é “a todos os títulos uma belíssima nomeação”.

“Peço a Deus que lhe dê a ele e a todos os seus novos diocesanos do Porto as maiores felicidades neste ministério que o Papa Francisco lhe confia”, refere D. Manuel Clemente.

O patriarca de Lisboa deixa “uma palavra de reconhecimento” ao trabalho de D. Pio Alves, administrador apostólico da Diocese do Porto desde julho de 2013, cargo desempenhado “com tanta diligência, com tanta aplicação, também com tanto discernimento”.

D. António Francisco dos Santos foi ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, diocese da qual é natural, depois de João Paulo II o ter nomeado como auxiliar de Braga em dezembro de 2004; em 2006 foi nomeado bispo de Aveiro por Bento XVI.

A sua nomeação como bispo do Porto, pelo Papa Francisco, foi publicada esta manhã na sala de imprensa da Santa Sé.

A Diocese do Porto é mais populosa da Igreja Católica em Portugal, com mais de 2 milhões de habitantes, e tem uma área de 3010 quilómetros quadrados, a qual engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao Distrito do Porto, oito ao Distrito de Aveiro e um ao Distrito de Braga.

A data da entrada solene na Diocese, na Catedral do Porto, “será indicada proximamente”, adianta D. Pio Alves, administrador apostólico, numa mensagem de saudação ao novo bispo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top