Igreja: Papa vai começar novo ano a rezar pela paz entre os povos e religiões

Intenções propostas ao Apostolado de Oração desafiam também à unidade entre os cristãos

Cidade do Vaticano, 29 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa quer dedicar o primeiro mês de 2016 à oração pelo diálogo e pela paz entre os povos e as diferentes religiões.

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, a intenção proposta ao Apostolado de Oração inspira-se na recente mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, que será celebrado no próximo dia 1 de janeiro.

No texto, o Papa argentino refere que na base de todos os conflitos humanos está a “indiferença” que marca as relações entre as pessoas, na sociedade atual.

E “a primeira forma de indiferença na sociedade humana é a indiferença para com Deus, da qual deriva também a indiferença para com o próximo e a criação”, escreve, no documento, intitulado “Vence a indiferença e conquista a paz”.

No que toca à intenção pela evangelização para o mês de janeiro, o Papa propõe às comunidades cristãs rezarem pelo ecumenismo, na senda da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que, como habitualmente, vai ter lugar no final de janeiro.

“Para que, através do diálogo e da caridade fraterna, com a graça do Espírito Santo, sejam superadas as divisões entre os cristãos”, pode ler-se.

A 31 de dezembro, Francisco preside à habitual oração no último dia do ano na Basílica do Vaticano, com início marcado para as 17h00 (menos uma em Lisboa).

A celebração inclui, à imagem do que acontece em milhares de igrejas por todo o mundo, a proclamação do ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor), um dos mais antigos hinos litúrgicos que é cantado em celebrações solenes de ação de graças.

O Papa preside depois à missa a 1 de janeiro de 2016, por ocasião do Dia Mundial da Paz, às 10h00 de Roma.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top