«Enfrentou com dignidade o declínio progressivo de sua força física e, com sentido de responsabilidade» – Francisco
Cidade do Vaticano, 29 mai 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje o patriarca dos Arménios, Gregório Pedro XX Ghabroyan, como um “pastor atencioso”, numa mensagem de condolências por ocasião da celebração exéquias, no Líbano.
“Ele enfrentou com dignidade o declínio progressivo de sua força física e, com sentido de responsabilidade, perguntou-se em consciência se ainda era capaz de guiar a Igreja Arménia como Patriarca: O Senhor lhe respondeu, pronunciando uma última vez o chamado para segui-lo”, assinalou o Papa sobre o “último período de peregrinação terrena” de Gregório Pedro XX Ghabroyan.
Eleito a 25 de julho de 2015, o patriarca da Cilícia dos Arménios Católicos, faleceu esta terça-feira, 25 de maio, após vários meses de doença, aos 86 anos de idade; Nasceu a 14 de novembro de 1934, em Alepo, na Síria.
Na mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco partilhou que se recorda da eleição e de quando, “antes de aceitar, queria pedir uma bênção especial para ser capaz de conduzir a Igreja Patriarcal, apesar da idade já avançada”.
O Papa lembrou Gregório Pedro XX Ghabroyan “como Pastor atencioso” e destacou que presidência da Igreja Patriarcal da Cilícia dos Arménios procurou “contatos com várias instituições civis e eclesiásticas” para que fossem apoiadas “iniciativas de solidariedade para as populações mais provadas, especialmente na Síria e no Líbano”.
Francisco identificou várias ocasiões em que se encontraram, como em 2015, quando concelebraram a Eucaristia em Roma, e, no ano seguinte, quando estiveram juntos na viagem apostólica à Arménia, ou na inauguração da estátua de São Gregório de Narek, nos Jardins do Vaticano, em 2018.
“Tantos momentos especiais que me permitiram estar perto do patriarca”, salientou, acrescentando que através de Gregório Pedro XX Ghabroyan com o povo arménio “que tanto sofreu ao longo da história, mas sempre permaneceu fiel à profissão de fé em Cristo Salvador”.
A mensagem do Papa foi dirigida ao arcebispo dos Arménios Católicos de Alepo, D. Boutros Marayati, que assumiu como administrador da Igreja Patriarcal e presidiu à celebração exéquias; A mensagem foi transmitida pelo núncio apostólico em Damasco, na Síria, cardeal Mario Zenari, que representou o Papa.
CB