Igreja: Papa envia saudação a Cuba

Imagem da padroeira da ilha vai ser colocada nos jardins do Vaticano

Cidade do Vaticano, 27 ago 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco cumprimentou hoje no Vaticano uma delegação de bispos católicos de Cuba e enviou uma saudação à população da ilha.

O encontro, na audiência pública semanal, decorreu um dia antes da colocação de uma imagem da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, nos jardins do Vaticano.

“Saúdo com afeto os bispos de Cuba, vindos a Roma para esta ocasião, ao mesmo tempo que lhes peço que façam chegar a minha proximidade e bênção a todos os fiéis cubanos”, declarou o Papa, em espanhol, perante os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Segundo a Rádio Vaticano, a entrega da imagem vai contar com a presença de D. Dionisio Garcia Ibañez, arcebispo de Santiago de Cuba e atual presidente do episcopado cubano, e outros bispos para além de autoridades da Cidade do Vaticano e de delegações diplomáticas de Cuba junto da Santa Sé e da Presidência italiana.

A Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, é uma pequena imagem conhecida carinhosamente por ‘Cachita’.

Entre 2010 e 2011, outra cópia da imagem fez uma peregrinação pelo país inserida no contexto do Ano Jubilar de 2012, convocado pelo episcopado cubano para assinalar os 400 anos da descoberta da pequena estátua no meio das ondas.

Também nesse contexto, o Papa emérito Bento XVI visitou a ilha, entre 26 a 29 de março de 2012, e peregrinou ao Santuário da Virgem da Caridade, que tinha recebido o Papa São João Paulo II em 1998.

RV/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top