Francisco desafiou colaboradores a redescobrir capacidade de sonhar
Cidade do Vaticano, 11 mar 2016 (Ecclesia) – O Papa e os seus colaboradores da Cúria Romana regressaram hoje ao Vaticano após a conclusão do retiro de Quaresma que se tinha iniciado este domingo na Casa ‘Divino Mestre’, dos Paulistas, em Ariccia, arredores de Roma.
Francisco disse no final destes dias de oração e reflexão que é preciso voltar a descobrir"«a coragem de sonhar", a coragem testemunhada pelos santos como Francisco Xavier, que acalentou durante toda a sua vida o "sonho" de chegar à China.
O Papa, refere o jornal 'L'Osservatore Romano', proferiu palavras de gratidão ao pregador, agradecendo-lhe sobretudo pela sua "paixão".
A meditação conclusiva dos exercícios espirituais, orientados pelo padre Ermes Ronchi propôs uma reflexão sobre Anunciação, “evento que se realiza no quotidiano, sem testemunhas, longe das luzes e emoções do templo”.
“O primeiro anúncio de graça do Evangelho foi entregue à normalidade de uma casa”, ou seja, “ao lugar onde cada um é si mesmo”, referiu o sacerdote, citado pela Rádio Vaticano.
O pregador evocou a figura de Maria para sublinhar que “a fé é alegria ou não é fé”.
“Maria entra em cena como uma profecia de felicidade para a nossa vida, como uma bênção de esperança, consoladora”, precisou.
O Papa Francisco saudou o padre Ermes Ronchi com um abraço, no final desta semana de retiro, durante a qual não houve compromissos públicos.
Depois, antes de deixar o instituto, saudou o pessoal da casa e os superiores dos Paulistas.
OC
Notícia atualizada às 15h19