Mafra, 14 dez 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco concedeu a coroação pontifícia da veneranda imagem de Nossa Senhora da Soledade que se venera na Real Basílica de Mafra (Patriarcado de Lisboa).
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé) enviou ao cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o decreto pelo “qual se confirma esta extraordinária concessão a Portugal e, em particular, à população de Mafra”, refere uma nota da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra enviada à Agência ECCLESIA.
A coroação pontifícia é o reconhecimento, por parte da Santa Sé, “da devoção à Santíssima Virgem presente na veneranda imagem da Soledade da Real Basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”, lê-se no comunicado, com data de domingo.
Para a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, a receção “desta graça constitui um renovado incentivo no caminho até à cerimónia da coroação de Nossa Senhora da Soledade, e no incremento do culto da Santíssima Virgem a quem a Real Basílica de Mafra foi dedicada em 1730”.
Numa mensagem enviada à Irmandade, D. Manuel Clemente congratula-se pela “coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade”.
Por causa das limitações impostas pela pandemia, ainda não foi estabelecida “a data para a cerimónia da coroação”.
LFS