Domingos Fezas Vital encontrou-se com Leão XIV, em visita de despedida como embaixador na Santa Sé

Roma, 10 jul 2025 (Ecclesia) – O embaixador cessante de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital, revelou que o Papa Leão XIV lhe manifestou o desejo de visitar o país “logo que possível”.
“Disse-me uma coisa que eu registo, que foi o seu desejo de poder voltar a Portugal logo que possível”, referiu o diplomata, em entrevista conjunta à Agência ECCLESIA e Rádio Renascença, que vai ser emitida e publicada no próximo domingo.
Fezas Vital, embaixador de Portugal na Santa Sé desde dezembro de 2021, foi exonerado do cargo após ter atingido o limite de idade, tendo sido recebido por Leão XIV, no Vaticano, no último dia 5.
Falando de um encontro “extremamente tocante” para si e a sua família, o embaixador português sublinhou que teve oportunidade de conversar com o Papa sobre a sua presença em Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa acolheu em agosto de 2023.
“A iniciativa foi dele, de me dizer e de me confirmar a sua vontade de visitar Portugal, de voltar a Portugal depois de lá ter estado para essa ocasião extraordinária que foi a Jornada Mundial da Juventude”, assinalou o diplomata.
“Ele sabe que há uma enorme vontade de o acolher em Portugal, de o acolher em Fátima”, acrescentou.
Domingos Fezas Vital sublinha que Leão XIV é um Papa “profundamente mariano”, como tem mostrado desde o dia da sua eleição, e recorda também a primeira audiência com os membros do corpo diplomático, que decorreu a 16 de maio, no Palácio Apostólico do Vaticano.
“Quando falei com ele pela primeira vez, referi isso e disse-lhe: ‘Santo Padre, Portugal espera por si’. E a resposta dele foi muito inteligente, de alguém que, não se podendo comprometer no momento, queria que eu sentisse que isso para ele era importante. E a resposta foi um ‘obrigado, obrigado’. Desta vez foi mais longe”, assinala.
A 13 de maio, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, consagrou em Fátima o pontificado de Leão XIV à Virgem Maria, no final da peregrinação internacional aniversária.
A Cova da Iria recebeu, até hoje, sete visitas de um Papa: Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017, 2023).
“Enquanto esperamos a presença do novo sucessor de Pedro, para orar connosco em Fátima, pedimos-vos que o acolhais e acompanheis com solicitude materna, para que inspirado pela vossa mensagem aos pastorinhos, possa continuar a lançar ao mundo o urgente grito da paz, com que se nos dirigiu no primeiro dia do seu ministério”, rezou D. José Ornelas.
Já a 18 de maio, após ter participado na Missa do início do pontificado, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou “a forma simpática como o Papa reagiu aos cumprimentos do povo português e do Estado português”.
“Falei-lhe como Portugal acolheria, quando entendesse oportuno no meio de tanta coisa que tem como missão fundamental, uma vinda a Fátima ou a Portugal, em geral”, referiu o presidente da República Portuguesa.
OC
Fátima: Santuário recorda Francisco e espera Leão XIV, diz D. José Ornelas (c/vídeo)