Simpósio decorre em Barcelona com presença de delegação portuguesa
Barcelona, Espanha, 28 mar 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou o seu apoio ao simpósio promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), a partir de hoje, em Barcelona, para debater a relação da Igreja Católica com os jovens.
“O Santo Padre alenta-vos na vossa reflexão sobre os desafios da evangelização e o acompanhamento dos jovens para que, através do diálogo e do encontro, como membros vivos da família de Cristo, os jovens sejam portadores convictos da alegria do Evangelho a todos os ambientes”, assinala a mensagem dirigida aos participantes através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
A iniciativa em Espanha, que se prolonga até ao dia 31, conta com a participação de mais de 200 agentes ligados à pastoral junveil, universiária, das vocações e à catequese, e está inserida na preparação do próximo Sínodo dos Bispos em 2018, que o Papa Francisco dedicou aos jovens.
A Conferência Episcopal Portuguesa marca presença no simpósio com uma delegação de nove pessoas.
Os trabalhos, acompanhados pela Agência ECCLESIA, começaram com a leitura da mensagem do presidente do CCEE, cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova (Itália), o qual sublinhou a necessidade de “caminhar juntos” na Europa, “redescobrindo e aprofundando as raízes espirituais e culturais” do continente.
“Os jovens são o futuro deste continente, antigo mas não gasto”, acrescentou.
Já o arcebispo de Barcelona, D. Juan José Omella Omella, desafiou os participantes a trabalhar para chegar a “propostas concretas”.
“Não é fácil, mas é bom que possamos chegar a fórmulas que nos ajudem a colaborar na edificação de uma juventude madura, com capacidade de pensamento e análise. Uma juventude ativa e comprometida”, apelou.
O evento do CCEE tem como tema ‘Ele andou pelo seu lado (Lucas 24,15). Acompanhar os jovens a responder livremente ao chamamento de Cristo’.
OC