Lisboa, 15 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa revelou hoje que vai canonizar o Beato Junípero Serra (1713-1784), franciscano que evangelizou a Califórnia, durante a sua viagem aos Estados Unidos da América, em setembro deste ano.
Francisco falava aos jornalistas, durante a viagem que o levou do Sri Lanka às Filipinas, a respeito das canonizações ‘equipolentes’, um processo em que o Papa reconhece a santidade sem a necessidade de um milagre após a beatificação, como aconteceu esta quarta-feira com São José Vaz (1651-1711), missionário no Sri Lanka que nasceu em Goa, então território português.
“São figuras que fizeram uma forte evangelização e estão em sintonia com a espiritualidade da «Evangelii gaudium» [exortação apostólica de Francisco”, precisou.
O Papa explicou que quando há “veneração do povo de Deus” como santos a “um homem ou uma mulher que há muito tempo são beatos”, é possível dispensar o “processo sobre o milagre” que teria de ser atribuído à intercessão desse fiel para a sua canonização.
OC