Igreja: Padre DJ lidera projeto «aglutinador» de comunidades e emigrantes

5.ª edição do «Laúndos em Movimento» vai vestir a região de festa durante três dias

Laúndos, Porto, 09 ago 2013 (Ecclesia) – A aldeia de Laúndos, na Póvoa de Varzim, vai vestir-se hoje de festa com a iniciativa “Laúndos em Movimento”, um projeto da Igreja Católica local que desde 2009 funciona como “ponto aglutinador” das comunidades.

“São três dias em que juntamos nas mais diversas atividades os fiéis da paróquia com os emigrantes, já que muitos vêm até cá de férias”, salienta o pároco de Laúndos (Distrito do Porto, Diocese de Braga), padre Guilherme Peixoto, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O sacerdote prevê que, no total, o evento conte com a presença de mais de quatro mil visitantes.

Música, dança, corridas, rally papers e animações de rua são algumas das propostas incluídas no programa, que tem como curiosidade a participação do padre Guilherme Peixoto, ou melhor, do “DJ Ar de Rock Laúndos”.  

Desde há alguns anos que a paróquia tem um espaço de animação no monte de S. Félix, o bar Ar de Rock Laúndos, onde as pessoas se podem encontrar e divertir nas férias.

O pároco, que “sempre esteve ligado à música”, é o DJ de serviço e promete trazer aos visitantes muita animação, esta noite, com rock, música comercial, house, kuduro e música brasileira, “que é o que está na moda”.

A grande novidade no cartaz está reservada para sábado à noite, com uma competição em estilo “downhill”, uma descida de bicicletas de competição pelo escadório do monte de S. Félix.

No domingo à tarde, será a vez de carros artesanais fazerem o mesmo percurso, decorados com motivos alusivos aos Desenhos Animados e à Banda Desenhada, temas escolhidos para a edição 2013 do “Laúndos em Movimento”.

A organização do evento é composta por cerca de 100 pessoas, da paróquia e de terras vizinhas, que trabalham a título voluntário.

“Jovens, adultos e idosos” que segundo o padre Guilherme Peixoto “dão tudo pela sua terra e estão todas imbuídas no mesmo espirito, na mesma alegria, de uma Igreja que sai, que trabalha, que canta, que dança”.

Como habitualmente, as receitas da festa vão reverter a favor da concretização de um projeto da paróquia, neste caso da construção de uma sede para escuteiros.

“A obra poderá estar concluída daqui a três, quatro ou cinco anos, será quando os fundos o permitirem, mas o importante é envolver a população, para quando a sede esteja construída todos sintam que deram um bocadinho para aquilo”, conclui o sacerdote.

Todos os eventos do “Laúndos em Movimento 2013” têm entrada livre e o programa oficial está disponível em www.facebook.com/LaundosEmMovimento.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR