Igreja: Ordinariato Castrense celebra 50 anos de assistência espiritual no mundo militar

Grupo de primeiros capelães homenageado em Lisboa

Lisboa, 23 out 2017 (Ecclesia) – A Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança assinala hoje 50 anos de assistência religiosa organizada no meio militar em Portugal, homenageando os primeiros capelães católicos, que concluíram o curso em 1967.

A sessão comemorativa está marcada para a Academia Militar, em Lisboa, a partir das 10h00, e decorre na festa litúrgica de São João de Capistrano, patrono dos capelães.

O programa prevê a celebração da Missa, uma cerimónia de homenagem aos antigos capelães falecidos e uma reunião geral, antes da apresentação de uma obra sobre os capelães nas Forças Armadas.

O bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança destaca à Agência ECCLESIA um aniversário que representa “um marco muito importante” para a Igreja Católica, na sua missão de apoiar um setor fundamental para “assegurar este bem inegociável que é a paz, a segurança”.

“A série de atentados, a instabilidade mundial, a violência que se apregoa ao nível de todo o mundo deve levar a sociedade a olhar para os militares e os polícias com outros olhos, a ver que eles asseguram um bem de que a sociedade não pode abrir mão”, salienta D. Manuel Linda.

O primeiro curso de capelães decorreu na Academia Militar em Lisboa, entre 21 de agosto e 17 de setembro de 1967; participaram neles 58 sacerdotes com o posto de Aspirante a Oficial, 50 dos quais foram destinados para o Exército, 4 para a Força Aérea e 4 para a Marinha.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top