Várias iniciativas assinalam canonização dos jovens Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e Carlo Acutis (1991-2006)
Lisboa, 06 set 2025 (Ecclesia) – Os jovens Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e Carlo Acutis (1991-2006), que o Papa vai canonizar este domingo, são venerados em várias comunidades católicas portugueses, que sublinham a relação com as novas gerações.
A comunidade paroquial de Famalicão da Serra, na Guarda, vai assinalar, este domingo, a canonização do adolescente Carlo Acutis, numa Missa em que será benzida uma imagem do novo santo, vinda de Itália.
Na Eucaristia, marcada para as 10h00, na igreja paroquial de Famalicão da Serra, um grupo de adolescentes vai realizar a profissão de fé, que esteve agendada para 27 de abril, mas que “foi suspensa e adiada após a morte do Papa Francisco”, informa uma nota da Diocese da Guarda enviada à Agência ECCLESIA.
Já a Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Vila Verde, na Arquidiocese de Braga, está a assinalar a canonização Carlo Acutis com um programa de celebrações, entre 1 e 7 de setembro.
“A igreja paroquial de Duas Igrejas passou a ser um local de culto e de peregrinação, e é nesse templo que dos devotos encontram o conforto e a esperança que procuram. Apesar de haver muitas igrejas onde venera-se Carlo Acutis, a paróquia de Duas Igrejas foi o berço do culto em Portugal”, explicou a paróquia, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA
Carlo Acutis (1991-2006) faleceu aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, na cidade de Monza (Itália), tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”.
No domingo, a Eucaristia na paróquia de Duas Igrejas vai ser presidida pelo arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, e no final os sinos vão assinalar “a oficialização da santidade do Carlo Acutis”.
Esta comunidade paroquial tem duas relíquias do adolescente italiano, que é também o “patrono da catequese”: uma de primeiro grau – um fio de cabelo – no altar-relicário, que foi entronizada a 18 de junho de 2023, “oferecida pela divulgação do Carlo Acutis em Portugal e no mundo”, e outra em segundo grau, que é um pedaço da sua roupa.
Em 2023, uma relíquia do beato Carlo Acutis foi entronizada, este domingo, na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Arco de Baúlhe, Arquidiocese de Braga.
Já o Oratório de São Josemaria, em Lisboa, está a assinalar a canonização do adolescente italiano com uma exposição dos milagres eucarísticos, feita pelo futuro santo e por editada para o português pela instituição.
Carlo Acutis é uma inspiração e “exemplo muito atual” para o Grupo de Jovens Acutis, da Paróquia da Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal), que o escolheu como patrono após a JMJ Lisboa 2023.
“O exemplo de Carlo Acutis é muito atual, muito pertinente, são as novas tecnologias, nós somos um grupo de jovens, os jovens hoje estão todos ligados às novas tecnologias, e, como jovens cristãos, o grupo pensou ‘vamos mostrar ao mundo aquilo que nós fazemos através das novas tecnologias’. Seguindo, claro, o exemplo de Cristo e inspirando em Carlo Acutis”, disse a coordenadora do grupo de jovens à Agência ECCLESIA.
Já o Grupo de Jovens da paróquia de Vilarinho das Cambas (Famalicão), na Arquidiocese de Braga, organizou em julho uma vigília de oração dedicada ao Beato Pedro Jorge Frassati, evocando-o como um exemplo a seguir.
“[Pedro Jorge Frassati] é para nós um modelo e, sobretudo, é para nós uma inspiração que faz com que nós percebamos que eventualmente estamos no caminho certo e a divulgação da sua mensagem é apenas um grande momento para nós, que nos acarreta muita responsabilidade”, afirmou Diogo Cardoso, um dos elementos do grupo, em declarações à Agência ECCLESIA.
O futuro santo, que também foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, era um jovem como os outros, que “gostava de desporto”, “de cantar”, de “subir às montanhas” e que tinha “muito amor para com os pobres”.
“É uma vida comum, de um cristão comum, mas de um rapaz que se entregou e até morre exatamente vítima do serviço que prestou aos pobres”, salienta o pároco de Vilarinho das Cambas, padre António Machado, lembrando que beato adoeceu com poliomielite, doença infeciosa que de acordo com os médicos contraíra pela sua dedicação aos doentes.
LJ/CB/OC