Igreja: Novo auxiliar de Braga é ordenado bispo

Celebração começa às 16h00 na Catedral de Viseu, diocese de onde é natural D. Nuno Almeida

Viseu, 31 jan 2016 (Ecclesia) – O novo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, vai ser ordenado hoje, dia 31 de janeiro, às 16h00 na Catedral de Viseu, numa celebração presidida pelo bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro.

Segundo o gabinete de informação da Diocese de Viseu, a cerimónia será concelebrada pelo núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) em Portugal, D. Rino Passigato, “que, em nome do Papa Francisco, fará a leitura do Mandato Apostólico de nomeação de D. Nuno Almeida para bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga”.

A ordenação episcopal terá ainda “como co-ordenantes o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto”, como “sinal e garantia de comunhão e de ligação, em continuidade, à linha apostólica”, refere a mesma nota.

A nomeação do novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Braga foi divulgada a 21 de novembro de 2015 pelo Vaticano.

Natural do Concelho de Satão, no Distrito de Viseu, D. Nuno Manuel dos Santos Almeida tem 53 anos e foi ordenado padre a 19 de outubro de 1986.

No seu percurso sacerdotal assumiu os destinos de várias paróquias da Diocese de Viseu, onde foi ainda secretário do bispo D. António Monteiro entre 1989 e 1994.

Foi também chefe de gabinete de D. António Marto, entre 2004 e 2006, quanto este era o bispo titular da diocese viseense.

D. Nuno Almeida trabalhou como professor no Instituto Superior de Teologia de Viseu e em 2012/2013 entrou para a Universidade Salesiana de Roma, onde está a concluir o doutoramento em teologia sistemática, com a tese ‘Busca de sentido da vida e reconciliação cristã: Leitura teológica de Viktor Frankl’.

Ainda na Diocese de Viseu, foi responsável pelo Secretariado de Coordenação Pastoral (1991-1993), pelo Secretariado das Missões (1993-1999) e pelo Secretariado da Educação Cristã (2000-2006).

Estava desde outubro de 2013 como pároco no Arciprestado (conjunto de paróquias) de Fornos de Algodres.

A ordenação de D. Nuno Almeida deverá contar com a presença dos bispos das várias dioceses portuguesas.

O novo bispo auxiliar de Braga escolheu como lema episcopal “Estou entre vós como aquele que serve”, citação retirada do Evangelho de São Lucas que sublinha a “palavra vivida e anunciada, no centro da missão de pastor”.

Como armas episcopais, D. Nuno Almeida escolheu o chapéu episcopal, com 12 borlas que representam os 12 apóstolos de Cristo.

No seu brasão, de um lado, a cor azul alude ao manto de Maria, com uma estrela que realça a sua presença materna no ministério episcopal.

Do outro lado, preenchido a cor vermelha, simbolizando a entrega da vida por amor, encontramos uma representação do “lava-pés”, que remete para o serviço à maneira de Cristo.

O brasão é atravessado por uma cruz luminosa, de cor amarela, que invoca Jesus Crucificado e Ressuscitado.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top