Igreja: Nova embaixadora de Portugal na Santa Sé visitou Secretaria de Estado do Vaticano

Maria Amélia Maio de Paiva encontrou-se com D. Edgar Peña Parra

Foto: Secretaria de Estado do Vaticano

Cidade do Vaticano, 09 set 2025 (Ecclesia) – A nova embaixadora de Portugal na Santa Sé, Maria Amélia Maio de Paiva, encontrou-se hoje com D. Edgar Peña Parra, substituto para os Assuntos Gerais, na Secretaria de Estado do Vaticano.

A diplomata, nomeada para o cargo em julho deste ano, pelo decreto do presidente da República n.º 63-A/2025, apresentou a cópia das Cartas Credenciais.

Maria Amélia Maio de Paiva, nasceu a 21 de janeiro de 1961; licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, é mestre em Relações Internacionais, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP (componente curricular).

A responsável foi representante diplomática de Portugal na Polónia e Moçambique, tenso disso ainda embaixadora não-residente nas Maurícias, Seicheles, Eswatini e Tanzânia.

Antiga presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, Maria Amélia Maio de Paiva entrou na carreira diplomática no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, em 1988.

Foi chefe de divisão na Direção de Serviços da América do Sul e Central da Direção-Geral das Relações Bilaterais e chefe interina dessa mesma instituição; foi ainda cônsul-geral em Toronto, Canadá e em Newark, Estados Unidos da América.

Maria Amélia Maio de Paiva foi ainda consultora para as relações internacionais da Casa Civil da Presidência República.

Em 2021, aquando da promoção à categoria de embaixadora da ministra plenipotenciária de 1.ª classe, a fundamentação da presidência do Conselho de Ministros evocava um “percurso de atividade diplomática pautada pelo rigor e excelência da atuação e pelo compromisso sempre demonstrado na defesa e representação do Estado Português”.

“A diversidade das áreas de responsabilidade exercidas ao longo da sua carreira, marcadas por um rigoroso conhecimento das matérias, a par de uma criteriosa ponderação e ação no cumprimento dos objetivos politicamente definidos em matéria de política externa do Estado Português, constituem fatores decisivos para esta promoção à categoria superior da carreira diplomática”, acrescentava o documento.

A nova embaixadora sucede no cargo a Domingos Fezas Vital.

A Santa Sé, enquanto órgão soberano da Igreja Católica, mantém atualmente relações diplomáticas com 184 Estados, a que se somam a União Europeia e a Ordem Soberana de Malta.

OC

Partilhar:
Scroll to Top