Com a canção “Um lugar mais perto”, o grupo conquistou as preferências do júri

Braga, 16 set 2025 (Ecclesia) – O Grupo de Jovens “Vozes do Vento”, do arciprestado de Esposende, foi o grande vencedor do Festival Arquidiocesano de Braga da Canção 2025.
Com a canção “Um lugar mais perto”, o grupo conquistou as preferências do júri e, agora tem a tarefa de representar a Arquidiocese de Braga no festival nacional.
Para além do primeiro lugar, o grupo representante de Esposende ganhou ainda o prémio de melhor interpretação e de melhor música.
O júri, composto por Samuel Pinto, Veriña Fernandez, Tita Rocha e Catarina Miranda, atribuiu ainda o prémio de melhor letra à canção “Esperança de um Peregrino”, interpretada pelo Grupo Coral Juvenil de Fornelos, em representação do Arciprestado de Fafe, e o prémio de melhor vídeo de apresentação ao Grupo de Jovens Alegria de Viver, de Barcelos.
A edição deste ano do Festival Arquidiocesano da Canção, que teve como tema central “Peregrinos de Esperança”, decorreu no Auditório Vita, com seis grupos a concurso, provenientes dos Arciprestados de Barcelos, Braga, Celorico de Basto, Esposende, Fafe e Vila Nova de Famalicão.
No final da apresentação das canções e antes da entrega dos prémios, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, começou a sua intervenção manifestando a sua alegria por estar presente nesta iniciativa “e por sentir este dinamismo da Pastoral dos Jovens” na Arquidiocese de Braga, que “vem da Jornada Mundial da Juventude, passou pelo Congresso Eucarístico Nacional, e pelo Jubileu dos Jovens em Roma”.
“Agora, o caminho tem de prosseguir porque, sem esperança não há peregrinos. Só com esperança é que se é peregrino. Podemos ser turistas, podemos andar por aí a tentar conhecer, à aventura, mas não somos peregrinos. E vós sois a esperança. Vós e tantos dos 13 arciprestados, das 551 paróquias da nossa Arquidiocese. Mas, a nossa esperança maior é Jesus Cristo”, salientou o prelado.
O festival contou ainda com a atuação do grupo Contratempo, de Celorico de Basto, vencedor da edição do ano passado e que conquistou um honroso terceiro lugar no festival nacional da canção.
LFS