Igreja/Música: Festival Jota em estreia no Algarve

Faro, 25 jun 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve e as direções logística e artística do Festival Jota apresentaram o evento de música cristã que através de bandas nacionais, internacionais, workshops e catequeses temáticas querem anunciar Cristo, entre 31 julho e 2 de agosto.

“A música tem o condão de unir, colocar em sintonia e de exprimir os próprios sentimentos e as próprias convicções, também de âmbito religioso como é o caso deste festival”, destacou o bispo do Algarve.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve revela que na conferência de imprensa também estiverem presentes a vereadora da Câmara Municipal de Faro, Teresa Correia, o assistente da Pastoral Juvenil algarvia, o padre António Freitas, e o diretor artístico do evento, o padre Jorge Castela.

D. Manuel Quintas assinalou que Cristo é Aquele que “une na experiência de fé” que é o Festival Jota e também é “fonte de alegria”.

“Onde há música há alegria. Espero que este festival proporcione essa experiência de alegria porque brota deste encontro com Cristo que é verdadeira fonte de alegria”, desejou sobre o evento que se realiza entre 31 de julho e 2 de agosto em Vale das Almas, Faro.

O padre Jorge Castela que integra a Banda Jota (Diocese da Guarda) ligada ao nascimento do maior festival de música cristã em Portugal disse que “a música faz com que a mensagem chegue mais facilmente”.

“Para muitos poderá ser uma das primeiras experiências de encontro com Deus, mas também pode ser o ir buscar forças para o resto da vida de fé diária”, acrescentou o diretor artístico.

O sacerdote destacou a presença de artistas internacionais, como os ingleses ‘Crossbeam’ ou Nico Montero, que é “considerado neste momento o melhor artista católico em Espanha”, e salientou que a banda italiana ‘The Sun’ no seu percurso fizeram a primeira parte de “grandes bandas a nível mundial”.

A nível nacional destaca-se do cartaz do certame a participação de bandas como a anfitriã ‘Banda Jota’, a banda Yeshua e os Godstones, bandas revelações em 2014 e 2013.

O festival de verão conta também com os concertos intimistas dos Maresia, ligados ao Corpo Nacional de Escutas, e Claudine Pinheiro, o teatro mensagem com o grupo ‘Jovem Levanta-te’, e o DJ algarvio Zoon.

A vertente ecuménica característica deste encontro juvenil está presente, por exemplo, na banda evangélica ‘XpressionCross’.

“A fé vai muito além das nossas diferenças doutrinárias. Acredito que o Festival Jota, ao dar oportunidade não só às bandas católicas consegue alcançar isso porque faz o que apostolo Paulo pediu: anunciarmos o amor de Cristo à humanidade”, disse vocalista Filipa Correa.

O padre António de Freitas, da organização logística do festival, deu enfase às catequeses ligadas ao tema da misericórdia e desejou que desta forma o festival possa “fazer caminho” na preparação da Jornada Mundial da Juventude e do Jubileu da Misericórdia.

Do programa contam-se ainda workshops ambientais, desportivos e culturais, aproveitando a área envolvente do Vale das Almas, da Ria Formosa e da zona histórica de Faro.

A vereadora da Câmara de Faro revelou que o festival, que decorre entre 31 de julho a 2 de agosto, já consta do programa de eventos de verão do concelho.

“É do interesse de todos que a juventude católica possa também realizar e participar em iniciativas de caráter recreativo porque sabemos que estas assumem um papel pedagógico que não subestimamos”, observou Teresa Correia.

GIDA/CB

Partilhar:
Scroll to Top