Igreja/Música: Estreia absoluta da obra «Via Lucis» pelos «Moços do Coro»

Famalicão, 14 abr 2023 (Ecclesia) – A associação cultural «Moços do Coro» estreia hoje a obra musical «Via Lucis», às 21h30, na igreja Paroquial de Ribeirão, em Famalicão, e apresenta-a, este sábado e domingo, dias 15 e 16 de abril, na Diocese de Leiria-Fátima.

Dando continuidade ao desejo dos «Moços do Coro» em fazer nascer “novas obras a integrar o espólio da Música Coral Portuguesa”, estes lançaram o repto ao compositor Eugénio Amorim para compor aquela que é “a primeira «Via Lucis» musicada para coro, solistas, grande órgão e percussão, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta obra conta com a compilação de textos bíblicos por D. Carlos Azevedo, redigidos em latim, sob revisão de Frederico Lourenço, e narra “diversos episódios da ação de Cristo após a Sua morte: da Ressurreição ao envio do Espírito Santo sobre os apóstolos, na tarde de Pentecostes”, refere.

“Repletos de misticismo e deslumbre, estes textos ofereceram, ao compositor, um singular sustento para a criação de uma narrativa musical repleta de texturas, contrastes atmosféricos e enlaces de primorosos desenhos melódicos”.

Depois da estreia na igreja Paroquial de Ribeirão de Famalicão, esta sexta-feira, a obra é apresentada este sábado, dia 15 de abril, na Sé de Leiria, às 21h30, e no domingo, às 15h00, no Santuário de Fátima.

Sediado na cidade do Porto, o ensemble ‘Moços do Coro’ assume, como principal missão artística, a defesa pelo Património Musical Português, como testemunho desta intenção, desenvolveu, em 2018, o projeto «Da herança à criação», projeto que fez memória dos 400 anos da morte do crúzio D. Pedro de Cristo.

Os «Moços do Coro» têm como diretor artístico, Nuno Miguel de Almeida.

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top