Igreja/Música: Conselho Pontifício para a Cultura elogia «ação pedagógica sem precedentes»

Mensagem de apoio ao Festival Internacional de órgão do Porto e Grande Porto

Porto, 13 out 2015 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura (CPC) enviou uma mensagem de apoio ao Festival Internacional de Órgão do Porto e Grande Porto destacando o “formato inovador” de um evento onde a Igreja “sai ao encontro das pessoas”.

“A diocese dá vida aos instrumentos existentes e proporciona momentos de beleza a novos públicos, em ação pedagógica sem precedentes”, escreveu o cardeal Gianfranco Ravasi que considera que com esta iniciativa da Diocese do Porto a “Igreja sai ao encontro das pessoas, como tanto exorta o Papa”.

Na missiva, partilhada pela Diocese do Porto, o presidente do CPC desta o “formato inovador” desta iniciativa que na sua terceira edição “demonstra a existência de uma vitalidade musical”, que há quase 50 anos faz escola, forma músicos, compositores e cantores que levam ao público um “maravilhoso património musical”.

Do programa do Festival Internacional de Música de Órgão para além de concertos destacam-se simpósios, visitas de estudo, workshops e master classes.

O cardeal italiano observa que o órgão de tubos é o instrumento “por excelência da música de Igreja” e, nesse sentido, a cidade do Porto revela-se uma urbe por excelência, “no cultivo atual da arte organística”.

Até ao dia 20 de outubro, os mais de 70 concertos deste festival não se vão ouvir apenas dentro das igrejas mas os órgãos de tubos e o seu som vão dar-se a conhecer em outros espaços poucos habituais como o Aeroporto Sá Carneiro, a Estação dos comboios de São Bento, a estação do metro dos Aliados e a Câmara Municipal do Porto.

O cardeal Gianfranco Ravasi “augura” ainda que o certame, que começou este domingo, seja uma autêntica festa de “harmoniosa experiência espiritual” ao saudar os promotores de um festival que é “multiplicador, em lugares e em modalidades da riqueza” do diálogo do órgão de tubos.

O Conselho Pontifício da Cultura “congratula-se” com a “grandiosa” iniciativa do Festival Internacional de Música de Órgão 2015 comemora os 30 anos da inauguração do órgão de tubos da Sé do Porto.

CB

Partilhar:
Scroll to Top