Iniciativa junta música, formação e oração antecipando encontro mundial do Rio de Janeiro
Fátima, Santarém, 04 mai 2013 (Ecclesia) – Milhares de jovens participam entre hoje e amanhã no ‘Fátima Jovem 2013’, iniciativa da Igreja Católica que leva à Cova da Iria convidados musicais e promove momentos de oração e reflexão.
A peregrinação, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), quer oferecer aos jovens “experiências únicas de fé, alegria e testemunho”, segundo a organização do evento, que este ano tem um convidado internacional, o padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
O sacerdote liga o ‘Fátima Jovem’ deste ano às Jornadas Mundiais da Juventude que vão ser acolhidas entre 23 e 28 de julho na cidade brasileira.
[[v,d,3926,]]O programa inclui ainda a apresentação do musical ‘Alegria na Fé’, com a participação de Vânia Fernandes, cantora que já representou Portugal no festival da Eurovisão.
Segundo os responsáveis do DNPJ, a formação tem também um lugar “primordial” nestes dois dias, com “workshops espalhados por toda a localidade de Fátima percorrendo várias casas religiosas”.
Os temas escolhidos vão abordar questões como os Sacramentos da Igreja Católica, a vocação, a família, a evangelização, a música, o ecumenismo, a Doutrina Social da Igreja e a “conjuntura atual do país”.
Os participantes vão animar e participar em todas as cerimónias do Santuário de Fátima destes dois dias “através da música, meditações e proclamações”.
No Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) que a Igreja se encontra a viver, o tema proposto aos jovens é ‘Ide e fazei discípulos’.
[[a,d,3922,Emissão 30-04-2013]]José Tiago diz à Agência ECCLESIA que o ‘Fátima Jovem’ é “um momento de partilha” e convida os participantes a “experimentar” os workshops propostos.
Leonor Garcia, por sua vez, dá um testemunho sobre a oportunidade de se encontrar com “jovens de todo o país” que comungam da mesma fé e “fazer novos amigos”.
Para Joana Pinho, esta será a primeira participação na peregrinação nacional e espera que seja uma forma de “preparar a Jornada Mundial” do Rio de Janeiro, confessando-se “bastante entusiasmada”.
Bruno Leite, do DNPJ, sintetiza as propostas destes dias em três palavras: “formação, oração e animação”.
OC