Viagem de trabalho de D. Diego Ravelli passou pelo Santuário de Fátima
Lisboa, 15 jun 2023 (Ecclesia) – O mestre das celebrações litúrgicas do Papa, D. Diego Ravelli, visitou a sede da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, em Portugal, esta quarta-feira, a 48 dias do início deste encontro de jovens.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Fundação JMJ Lisboa 2023 informa que o responsável com D. Américo Aguiar, presidente da fundação.
O bispo auxiliar de Lisboa, que é também o coordenador-geral da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, agradeceu a colaboração deste responsável da Santa Sé numa área tão sensível da JMJ como a garantia do “equilíbrio das questões litúrgicas”.
“Para que corra tudo da melhor maneira e de forma exemplar”, disse D. Américo Aguiar.
O arcebispo D. Diego Ravelli presidiu a reuniões com as equipas da JMJ Lisboa 2023 responsáveis pela preparação das celebrações litúrgicas do Papa Francisco, na sua visita a Portugal de 2 a 6 de agosto, no contexto da Jornada, descerrou uma placa evocativa desta visita, e celebrou a Eucaristia na capela da sede do COL.
Segundo a Fundação JMJ Lisboa 2023, a visita do mestre das celebrações litúrgicas do Papa “é mais um dos momentos importantes” na preparação do encontro do pontífice com jovens de todo o mundo, “que se encontra numa fase de concretização e de finalização dos projetos”.
Este responsável da Santa Sé – “que antecipa sempre qualquer deslocação do Papa” – visitou os vários locais onde Francisco vai estar na cidade de Lisboa, e, na tarde desta quarta-feira, esteve também no Santuário de Fátima.
O Papa Francisco vai rezar com jovens doentes e com deficiência na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, entre as 09h00 e as 11h00, no dia 5 de agosto, no contexto da visita apostólica a Portugal pela Jornada Mundial da Juventude 2023.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 destaca que 48 dias do início da primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal “continua a trabalhar para receber o Papa Francisco com toda a alegria”; a programação deste encontro mundial inclui um conjunto de eventos religiosos, culturais e desportivos.
O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).
A Jornada Mundial da Juventude nasceu após o sucesso do encontro promovido pelo Papa João Paulo II, em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano, atualmente, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
CB/OC