Francisco enviou mensagem a congresso que reúne mais de 300 participantes no Panamá
Cidade do Vaticano, 12 mar 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje a uma “mudança absoluta de mentalidade” para promover a proteção de menores na Igreja Católica e combater o “flagelo do abuso em todas as esferas da sociedade”.
“Deus chama-nos a uma mudança absoluta de mentalidade sobre a nossa conceção das relações, privilegiando o menor, o pobre, o servo, o ignorante, sobre o maior, o rico, o dono, o letrado”, referiu, numa mensagem enviada aos mais de 320 participantes do III Congresso Latino-Americano promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação Interdisciplinar para a Proteção de Menores (CEPROME).
O evento, intitulado “Vulnerabilidade e abuso: para um olhar mais amplo sobre a prevenção”, decorre até quinta-feira, na Cidade do Panamá.
A mensagem enviada por Francisco alerta para “relações humanas e institucionais pervertidas pelo egoísmo, a desconfiança, o medo e o engano”.
de prevenção de abusos a nível de dioceses e congregações religiosas.
“Humanizar as relações em qualquer sociedade, incluindo a Igreja, significa trabalhar arduamente para formar pessoas maduras e coerentes que, firmes na sua fé e nos seus princípios éticos, sejam capazes de enfrentar o mal, dando testemunho da verdade com letra maiúscula”, refere, numa mensagem divulgada pelo Vaticano.
O congresso reúne participantes de 20 países, incluindo leigos, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e profissionais de várias áreas, bem como responsáveis por gabinetes diocesanos de proteção de menores.
OC